Brasil
Médico revela estado de saúde do cantor Chico Buarque após cirurgia no crânio
O neurocirurgião Paulo Niemeyer foi o responsável por conduzir a cirurgia cerebral em Chico Buarque. O médico atualizou o estado de saúde

Chico Buarque de Hollanda foi submetido, na última terça-feira (3/6), a uma cirurgia cerebral para tratar hidrocefalia, quando o excesso de líquido nos ventrículos cerebrais aumentam a pressão intracraniana. Responsável pelo procedimento, o neurocirurgião Paulo Niemeyer atualizou o estado de saúde do cantor e explicou o procedimento.
“Ele está muito bem. Ótimo”, declarou Niemeyer, em entrevista ao Globo. “Já saiu da cama, anda pelo quarto normalmente. A alimentação é livre, sem restrições. Restringi aos familiares mais próximos, como a mulher e os filhos. Prefiro que ele amplie as visitas só quando voltar para casa. A alta deverá ser na quinta-feira agora”, declarou.
Na sequência, o médico explicou que Buarque teve um desequilíbrio sutil, o que é normal na idade do cantor, que tem 80 anos. “Poderia perfeitamente seguir a vida com isso. Tem gente que não quer se submeter à cirurgia e prefere com o passar do tempo, andar com bengala, por exemplo”, relatou.
Ele ainda detalhou o procedimento. “O implante da válvula é para melhorar totalmente a qualidade de vida do paciente. Os sinais mais comuns do problema são dificuldade para mudar de posição, como sentar, levantar, se virar, trocar os passos. Tem gente que piora progressivamente, outros não”, completou.
Por fim, Niemeyer contou que Chico Buarque não terá nenhuma restrição. “Daqui a pouco estará jogando futebol, como ele gosta”, encerrou.
Mais lidas
-
1Memória da universidade
Do preto e branco ao colorido: acervo imagético da Ufal está disponível on-line
-
2Censo
Centenários: estado de Alagoas está envelhecendo de forma acelerada
-
3Aniversário
Judiciário prestigia cerimônia de 178 anos da Capitania dos Portos
-
4True Crime
Real ou imaginação! Quem foi Adeline na história de Ed Gein?
-
5True Crime
Monstro: Ed Gein é mais perturbador que Dahmer? Veja as diferenças entre os casos