Brasil

Excesso de velocidade lidera infrações em 2024

Campanha da Senatran, em parceria com Zapay, foca na importância do Maio Amarelo: Desacelere seu bem maior é a vida​

Por Assessoria 23/05/2025 17h52
Excesso de velocidade lidera infrações em 2024
Excesso de velocidade lidera infrações em 2024 e Zapay ajuda motoristas a regularizarem débitos veiculares - Foto: Ascom CBM/AL

O mês de maio marca a intensificação das ações voltadas à segurança no trânsito em todo o Brasil, com a campanha Maio Amarelo, movimento criado com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos nas vias.

Diante dos dados divulgados pela Polícia Rodoviária Federal, de janeiro a outubro de 2024 foram emitidos mais de 5 milhões de autos de infração por excesso de velocidade nas rodovias federais, um crescimento de 137,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. No total, ultrapassaram 6,5 milhões as autuações por esse tipo de infração, com destaque para motoristas que excederam em até 20% o limite de velocidade permitido.

Um levantamento realizado pela Zapay, startup que tem como propósito facilitar a vida dos proprietários de veículos, no primeiro trimestre de 2024 apontou que 35,7% das multas aplicadas a carros foram por excesso de velocidade, enquanto 4,7% foram decorrentes de avanços de sinal vermelho.

Outro dado fornecido pela empresa foi sobre o uso do celular ao volante e a ausência do cinto de segurança, que também apresentaram um aumento expressivo. Em média, essas violações cresceram mais de 33% em relação ao mesmo período de 2023. O uso do celular, por exemplo, teve alta de 36% e configura infração gravíssima, sujeita à multa de R$297,43 e sete pontos na CNH.

Enquanto os órgãos públicos investem em ações de conscientização, empresas do setor privado têm contribuído com soluções tecnológicas para tornar o dia a dia do motorista mais simples e seguro. É o caso da Zapay, empresa que tem como objetivo facilitar a vida do motorista oferecendo acesso simplificado a informações sobre multas, débitos veiculares, licenciamento e outros serviços, promovendo maior conscientização, regularização e responsabilidade no trânsito e que contribuem e apoiam a campanha.

O presidente da Associação Nacional dos Departamentos Estaduais de Trânsito (AND), Givaldo Vieira, destaca a importância da responsabilidade individual e coletiva na construção de um trânsito mais seguro. Os Detrans de todo o país estão mobilizados em ações ao longo de toda a campanha, com o objetivo de provocar uma reflexão na sociedade sobre como mudanças nas escolhas individuais podem contribuir para a segurança de todos no trânsito.

Givaldo Vieira ressalta que a maioria dos acidentes ocorre por imprudência e decisões equivocadas de condutores, ciclistas e pedestres. Ele reforça que nenhuma morte no trânsito é aceitável. Também sublinhou a relevância do diálogo sobre inovação tecnológica e seu papel na educação e na transformação do comportamento humano no trânsito.

Segundo ele, o Observatório já se tornou uma referência em mobilização social, e eventos como este reforçam uma característica fundamental: aliar a tecnologia à promoção da segurança e de um trânsito mais humano.

Essas declarações reforçam o compromisso de Givaldo Vieira e da Associação Nacional dos Detrans com a construção de um trânsito mais seguro e consciente, por meio de ações educativas e do uso de tecnologias inovadoras.

Sobre a Zapay

Fundada em 2017, a Zapay é uma startup que tem como propósito facilitar a vida dos proprietários de veículos. Com 106 milhões de consultas realizadas em seu aplicativo e site, é uma empresa credenciada junto à Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e a única que opera em todos os Detrans do Brasil. A Zapay oferece consulta e o pagamento de débitos de veículos com segurança em todo o território nacional. Ao todo, já foram 3 milhões de veículos regularizados e 4,2 milhões de downloads gratuitos do app. Sua solução permite que motoristas de carros, motos e caminhões consultem e paguem IPVA, licenciamento e multas no Pix ou no cartão de crédito, em até 12X. Em março de 2024, passou a fazer parte do Sem Parar, ecossistema de mobilidade com foco em veículos do grupo norte-americano Corpay. Juntas, as empresas planejam criar o maior hub de soluções para automóveis no país.