Brasil

Três homens são atingidos por raios em praias de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo

Defesa Civil informou que descarga elétrica atingiu dois homens na Praia das Cigarras e uma vítima na Praia de Maresias. Eles foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

Por G1 15/12/2024 18h27
Três homens são atingidos por raios em praias de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo
Raio atinge dois turistas sob guarda-sol em praia de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo - Foto: Laurene Santos/TV Vanguarda

Três homens foram atingidos por raios em praias de São Sebastião, durante um temporal na tarde desse sábado (14), segundo a Defesa Civil. Eles foram socorridos e, até a última atualização da reportagem, seguiam em observação no hospital. As ocorrências foram registradas nas praias das Cigarras e Maresias.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o primeiro atendimento às vítimas, de 35 e 41 anos, foi realizado por um guarda-vidas até a chegada da equipe dos bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na Praia das Cigarras.

Os dois homens foram socorridos e levados a uma unidade hospitalar na cidade. A Rede Vanguarda apurou que os dois turistas seguiam internados, em observação, na tarde deste sábado. Apesar disso, não havia uma previsão de alta, pois os médicos aguardavam resultados de exames.

Testemunhas relataram à reportagem que a praia estava cheia de banhistas e o tempo fechou de forma repentina. Elas contam que começou a chover forte e, logo em seguida, os rapazes foram atingidos pelo raio.

Em nota, a Prefeitura de São Sebastião informou ainda que os homens estavam conscientes, mas agitados, e foram levados para a UPA Central.

Ainda neste sábado (14), no fim da tarde, um outro homem de 23 anos também sofreu uma descarga elétrica de raio em São Sebastião -- dessa vez, o incidente aconteceu na Praia de Maresias.

Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), o homem foi socorrido com fortes dores na região das costas, confuso e desorientado, além de estar com sinais de hipotermia. Ele foi levado ao pronto-socorro de Boiçucanga e não há informações sobre o estado de saúde dele.

O Corpo de Bombeiros reforçou que, em situações de emergência, a população deve entrar em contato pelo telefone 193.