Brasil

É #FAKE promoção que promete mala da Farm para quem responder avaliação

Por g1 23/07/2024 12h44
É #FAKE promoção que promete mala da Farm para quem responder avaliação
Publicação enganosa nas redes sociais é acompanhada de site falso que pede avaliação dos consumidores sobre a marca - Foto: Reprodução

Circula nas redes sociais centenas de publicações sobre uma promoção da loja Farm Rio que promete dar uma mala da marca para os clientes que responderem uma avaliação. Muitos posts ainda usam um vídeo supostamente narrado pela apresentadora Angélica para convencer mais consumidores a participarem da campanha. É #FAKE.

Os posts são acompanhados da seguinte legenda: "Corra! A chance de ganhar uma mala da Farm Rio está chegando ao fim! Responda ao quiz agora e garanta a sua!".

A narração do vídeo segue o seguinte texto: "Oi, meus amores. Você tem 72 horas para garantir sua mala exclusiva da Farm Rio totalmente grátis para celebrar 25 anos da FARM uma promoção relâmpago 'Responda e ganhe' está no ar e estão presenteando todos que participarem. Participe respondendo algumas perguntas no site oficial e receba uma mala incrível diretamente na sua casa. Lembre-se é uma mala por CPF e chega na sua casa até quatro dias. Não perca essa chance. A promoção relâmpago é válida por apenas 72 horas".

Uma ferramenta de detecção, o Detect Truemedia, aponta evidências substanciais de que o áudio foi gerado com auxílio de inteligência artificial.

Nas redes sociais, a loja Farm informa que não há nenhuma promoção oferecendo mala ou qualquer outro produto da marca, portanto trata-se de um golpe.

"Se você foi impactado por algum anúncio deste tipo, denuncie! Ao receber algum anúncio nas redes sociais, confira se a comunicação foi feita por um dos perfis oficiais da FARM”, diz a nota oficial da empresa.

Procurada pelo Fato ou Fake, a assessoria de imprensa da apresentadora Angélica também confirmou que o vídeo é falso. A equipe, inclusive, denunciou as publicações à Meta, dona do Facebook e do Instagram, que, segundo a assessoria, prometeu retirá-las do ar.

Segundo informações da Biblioteca de Anúncios da Meta, o Facebook já tem cerca de 1.100 publicações patrocinadas ativas sobre a falsa promoção, lançadas somente no mês de julho. Outras celebridades também tiveram a imagem utilizada para promover o golpe como Patricia Abravanel, Sabrina Sato, Maísa e Juliette.

No site Reclame Aqui, o Fato ou Fake localizou 151 reclamações de consumidores que caíram no golpe apenas nos últimos cinco dias.

Pela plataforma, a marca tem alertado os usuários sobre o golpe e reforçado que a "empresa não realiza promoções ou concursos que envolvam o pagamento de taxas para receber prêmios, especialmente através de redes sociais".