Brasil

Artista brasileira Geovana Cléa leva o sertão alagoano para o Salão do Móvel de Milão

Por Assessoria 17/04/2024 15h58 - Atualizado em 17/04/2024 16h13
Artista brasileira Geovana Cléa leva o sertão alagoano para o Salão do Móvel de Milão
Geovana Cléa, nascida no sertão de Alagoas - Foto: Divulgação

Entre os dias 16 e 21 de abril, a cidade de Milão, na Itália, sedia a 62ª edição do Salão do Móvel (Salone Del Mobile). A artista brasileira Geovana Cléa, nascida no sertão de Alagoas, apresentará em sua quinta participação neste grande evento, uma coleção de obras de arte muito íntima, que recria o solo sertanejo árido e rachado diretamente em suas obras. A artista leva a história e cultura do seu povo a um evento que reúne grandes marcas e profissionais da arquitetura, urbanismo, design, arte e decoração, que ditam as tendências em todo o mundo.

Em 2024, o Salone tem como temática a sustentabilidade, outro tema importante no conceito artístico de Cléa, uma expressionista abstrata naturalista, que faz de suas obras bandeiras em defesa de temáticas ambientais. Radicada na Itália há mais de 20 anos, a alagoana é um dos destaques deste ano, com “Sertões”, seleções de obras já apresentadas em solo brasileiro no início deste ano, na galeria DOM, na Ilha do Ferro, em Alagoas. A exposição reuniu pessoas originárias da sua terra, para conhecerem a poética do seu trabalho artístico, rico daquelas rachaduras do solo sertanejo que aquele povo, assim como a própria Geovana, conhecem seu profundo significado, permeado de sentimentos e memórias.

Eis que a artista decidiu levar o Sertão de Alagoas diretamente a uma vitrine internacional, o Salão do Móvel de Milão, que em sua quinta participação, leva sertões, mostrando que em seu coração, sua terra, sua infância e os momentos ali vividos, continuam presentes em cada pincelada de suas criações. A artista brasileira, que já colaborava com a marca de luxo Giorgio Collection, reafirmou sua parceria com o brand, que também trará suas obras com temáticas ligadas à água, chuva, rochas, vulcões e florestas, no Salone.

Com Galbiati Fratelli nasce já em 2019 o desejo de uma colaboração, que só foi concretizada neste ano, com Sertões. Além do chão rachado sertanejo, as obras serão apresentadas com molduras de metal, na Itália conhecida como “ottone” banhado a ouro, especialidade da empresa. A Galbiati exporta seus produtos em diversos países do mundo, além de produzir para grandes nomes no mundo do móvel de luxo internacional, além de criar muitos produtos com marca própria.

A mostra SERTÕES reúne obras inéditas da série “Chão Rachado”, inspiradas na aridez do solo sertanejo alagoano, criadas com barro natural, recolhido pela artista na região da Emília Romagna, na Itália, às margens do rio Piacentino, Trebbia e enriquecido com minúsculos cristais Swarovski, certificados e originais. Devido sua parceria de dez anos com a empresa austríaca, Geovana está entre os únicos três artistas certificados pela empresa a usar os cristais em suas obras, em todo o mundo.

Cada obra da coleção exposta no Salão do Móvel recebeu o nome de uma pessoa da sua terra natal, Inhapi, em Alagoas. Seus pais, sua primeira professora e outras figuras importantes da raiz da sua história foram homenageadas em Milão. Para completar a exposição, Geovana apresenta uma playlist de músicas, escolhidas pessoalmente pela artista, a partir das canções e sons que elas escutou durante o processo criativo das obras.

Geovana, além de ser a única brasileira com obras na Harrods de Londres, expôs também na 54. Bienal de Veneza, tendo recebido prêmio do júri da comissão de Belas Artes de Paris no Louvre, na sua terceira participação no Salão Nacional de Belas Artes no ano de 2014. Também é membro imortal da Academia de Ciências, Letras e Artes de Araraquara, em São Paulo, e já expôs em diversas importantes capitais, hoje suas obras são vendidas nos quatro cantos do planeta e conta com colecionadores em vários países do mundo