Brasil

Médico acusado de abuso sexual contra paciente em AL é encontrado morto em hospital de Bom Conselho

Paulo Evandro Napoleão foi achado no alojamento dos médicos plantonistas no Hospital Monsenhor Alfredo Damaso

Por Lucas França/Tribuna Hoje com agências 02/04/2024 15h57 - Atualizado em 02/04/2024 16h33
Médico acusado de abuso sexual contra paciente em AL é encontrado morto em hospital de Bom Conselho
Hospital Monsenhor Alfredo Damaso, Bom Conselho (PE) - Foto: Reprodução

Foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (2), o médico Paulo Evandro Napoleão Lopes, de 38 anos, no Hospital Monsenhor Alfredo Damaso, em Bom Conselho, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco (PC/PE), o caso é tratado como ''morte a esclarecer''. O profissional foi acusado em fevereiro de 2023, do crime de estupro por um paciente em Alagoas.

O registro da morte de Paulo Evandro foi feito na Delegacia da 136ª Circunscrição, em Bom Conselho. De acordo com a nota divulgada pela polícia, o homem de 38 anos foi encontrado sem vida no alojamento destinado aos médicos plantonistas. "As investigações foram iniciadas e seguem até o esclarecimento do caso", acrescentou.

Ao lado de Evandro foi achada uma ampola de uma medicação utilizada no procedimento de intubação de pacientes. Ainda conforme informações extraoficiais, porém repassadas à polícia, o médico estava de plantão e chegou a solicitar ajuda a uma enfermeira para fazer o acesso na veia. Mas, ela disse que não sabia qual era o medicamento que estava sendo injetado.

Dr. Paulo Evandro Napoleão (Foto: Acervo pessoal)



O profissional foi investigado em Alagoas por envolvimento em um caso de atentado ao pudor contra um paciente de 20 anos. Ele teria cometido o crime durante um atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jaraguá, parte baixa de Maceió, onde ele trabalhava como plantonista.

Na época, a vítima registrou um Boletim de Ocorrência (B.O) e em seu depoimento disse que Paulo Evandro teria penetrado após realizar um exame de toque retal – feito para diagnosticar uma lesão por herpes no ânus do rapaz.

O Chefe de Operações do 2°Distrito Policial (2ºDP),  Luciano Pereira, informou que um Inquérito Policial (IP) para investigar o caso teria sido instaurado. O fato teria ocorrido no dia 11 de fevereiro de 2023. Luciano Pereira informou que a vítima registrou a ocorrência e prestou depoimento oficialmente no dia 13. “Os procedimentos legais estão sendo realizados. Iremos ouvir o denunciado e todos que estavam na equipe de plantão no dia do fato”, falou à época o chefe do 2º DP.

Em seu depoimento a vítima falou que não teve reação, apenas virou, e que não conseguiu fazer nada. “O médico começou a pedir desculpas, e falou que tinha se confundido, dizendo que achou que era isso que eu queria. A todo tempo ele ficava pedindo desculpas e solicitando que eu não falasse para ninguém. Não tive reação, só tentei enrolar ele, pois queria sair dali o mais rápido possível’’, falou o rapaz na ocasião, acrescentando que o médico também tentou mudar o foco da conversa.

A queixa foi registrada na Central de Flagrantes de Maceió, que na época ainda era no bairro do Pinheiro, na Avenida Fernandes Lima. O médico seguiu negando o caso, mas acabou sendo demitido da unidade de saúde.

Além disso, o caso não foi à frente porque a vítima decidiu desistir do processo e nisso, o caso foi arquivado. De acordo com o Tribunal de Justiça de Alagoas, o juiz homologou a desistência de acordo com o Art. 485, VIII, do Código de Processo Civil. E com a homologação, o processo foi extinto, uma vez que a vítima não quis dar continuidade ao processo.

MORTE


A Delegacia de Bom Conselho investiga o caso. O corpo foi periciado pelo Instituto de Criminalística e encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, na mesma região.

Evandro é natural da cidade de Correntes, também em Pernambuco.