Brasil
Projeto busca auxiliar comunidades que vivem em condições precárias causadas pela crise climática
O projeto atua nos estados de Alagoas, Bahia e Pernambuco para reduzir a perda de vidas, bens materiais e de meios de subsistência.
O projeto Nordeste pela Resiliência Climática foi lançado no primeiro semestre de 2023 pela Visão Mundial, organização que atua no Brasil há mais de 40 anos, em parceria com o Bureau de Assistência Humanitária (BHA) da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). O objetivo é reduzir os riscos a que as comunidades pobres estão expostas, ampliando o conhecimento e a prevenção a desastres climáticos nas regiões do Nordeste.
O projeto atua nos estados de Alagoas, Bahia e Pernambuco para reduzir a perda de vidas, bens materiais e de meios de subsistência. Com isso, implementou o programa focado na Política e Prática de Redução de Risco a Desastres (DRRPP). Em dois anos, a iniciativa prevê atingir diretamente 52 mil pessoas nos três estados.
Para fortalecer o projeto, neste mês, os representantes do Bureau de Assistência Humanitária (BHA) estarão nas cidades do Brasil para conhecer de perto as comunidades envolvidas e os resultados do primeiro ano da iniciativa. Somente nas seis cidades que serão visitadas, mais de 1.120 pessoas foram envolvidas e impactadas diretamente pelo Nordeste pela Resiliência Climática.
"Estamos chegando ao final do primeiro ano do projeto, conseguimos capacitar pessoas, aproximar as lideranças com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, entendendo que cada um tem um papel importante diante da mitigação de riscos. A visita do time do BHA marca um momento importante e decisivo para as ações do segundo ano do projeto", explica Renata Cavalcanti, diretora de Operações da Visão Mundial.
Pernambuco
Em Pernambuco, a visita acontece nas comunidades Tururu e Ocupação Floresta, localizadas no bairro do Janga, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Na região, que envolve ainda as cidades de Olinda, Abreu e Lima e Igarassu, foram realizadas oficinas temáticas sobre mudanças climáticas e capacitações intermunicipais que beneficiaram diretamente 80 pessoas.
A comunidade, juntamente com outras de Jaboatão dos Guararapes e do Cabo de Santo Agostinho, também no Grande Recife, participou de oficinas temáticas sobre mudanças climáticas, percepção de risco e prevenção de desastres, além de capacitações intermunicipais que beneficiaram diretamente 148 pessoas.
Alagoas
Em Alagoas a visita será concentrada em Maceió. Os representantes da BHA irão se reunir com o comando e a tropa do Corpo de Bombeiros que têm sido parceiros no projeto Nordeste pela Resiliência Climática. No total, os treinamentos de primeiros socorros, equipamentos de resgate e ações de evacuação já impactaram quase 70 pessoas.
Bahia
A Bahia fecha a agenda de visitas da BHA nos dias 26 e 27. Começam pela cidade de Santa Cruz de Cabrália, nos bairros Coroa Vermelha, Aldeia Pataxó-Thanguiruy, Pathiohnã, Capitão Luiz de Matos e Geraldão. Os representantes terão contato com as comunidades indígenas parceiras participantes do projeto, lideranças dos mais afetados pelas constantes enchentes e parceiros que acolhem famílias desabrigadas. Mais de 180 pessoas foram beneficiadas.
Em seguida, acontecerá à cidade de Belmonte, nos bairros de Vila dos Pescadores, Biela, Beira do Rio e Orla. A BHA irá se encontrar com líderes do projeto na comunidade de pescadores e marisqueiras, líderes afetados pelas constantes enchentes e parceiros que acolhem famílias desabrigadas e realizam atividades com jovens e crianças. Pelo menos 220 pessoas foram beneficiadas na região.
O segundo dia na Bahia será na cidade de Eunápolis, onde o projeto envolveu mais de 300 pessoas. Líderes comunitários, agentes de saúde, associações comunitárias, ambientalistas, diretores de projetos sociais e líderes religiosos, Polícia Militar, igrejas e centros sociais são parceiros do Nordeste pela Resiliência Climática na região.
Sobre a Visão Mundial
A Visão Mundial é uma organização humanitária que atua no Brasil há mais de 40 anos. Presente em mais de 90 países, a organização trabalha para promover o desenvolvimento sustentável das comunidades, com foco na proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. A Visão Mundial atua em parceria com famílias, comunidades, governos e outras organizações para criar um ambiente seguro e saudável para que as crianças possam crescer, aprender e se desenvolver. Saiba mais em www.visaomundial.org.br.
Mais lidas
-
1Sucesso da Netflix
Mistérios que a 3ª temporada de 'Round 6' precisa resolver
-
2Série coreana
Quem é o jogador 001 em Round 6 Temporada 2? Entenda revelação
-
3Sucesso da Netflix
Mistério! O que realmente aconteceu com Charmaine em Virgin River?
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5Outubro
Vídeo sobre cratera em ponte sobre o Rio São Miguel é antigo e problema foi solucionado no ano passado