Brasil

Homem morre após comer baiacu recebido de amigo no Espírito Santo

Magno Sérgio ficou 35 dias internado, mas não resistiu às complicações; família disse que a causa foi envenenamento

Por Diário do Nordeste 28/01/2024 18h05 - Atualizado em 29/01/2024 23h26
Homem morre após comer baiacu recebido de amigo no Espírito Santo
Magno Sérgio Gomes, 46 anos - Foto: Acervo pessoal

Morreu, na manhã desse sábado (27), um homem de 46 anos, após comer um peixe baiacu no município de Aracruz, Norte do Espírito Santo. 

Magno Sérgio Gomes ficou 35 dias internado, mas não resistiu às complicações. A família dele disse que a causa da morte foi envenenamento.

Tudo começou quando o homem ganhou o peixe de um amigo no dia 22 de dezembro, conforme conta a irmã de Magno, Myrian Gomes Lopes. No dia seguinte, os próprios amigos limparam o peixe, retiraram apenas o fígado, ferventaram o órgão e comeram, com limão e sal.

Os dois passaram mal logo após comer o peixe. "Magno começou a ficar com a boca dormente. Então ele mesmo foi com a esposa para o hospital dirigindo o próprio carro", disse a irmã.

O homem foi entubado e transferido para um hospital na Capital, onde faleceu.Já o amigo que também comeu o peixe teve alta uma semana após o episódio. "Ele já tá em casa, não tá andando muito direitinho. Foi impactado neurologicamente, mas está se recuperando", afirmou Myrian.

Todas as espécies de baiacu têm uma toxina que pode levar à morte se o peixe não for bem preparado antes do consumo. Segundo o biólogo especialista em peixes, João Luiz Gasparini, os baiacus são peixes venenosos comuns na costa brasileira.