Brasil
EBAC e Indique uma Preta selecionam pessoas para bolsas gratuitas de cursos online em todo o Brasil
Parceria contempla 150 mil reais em auxílio para pessoas negras, pardas e indígenas terem aulas nas áreas de Programação, Games, Design e muito mais
A EBAC, a Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia, e a Indique uma Preta, consultoria especializada em inclusão de pessoas negras no mundo corporativo, se juntaram em uma parceria inédita para criar oportunidades e tornar mais diverso e inclusivo o acesso à educação e ao mercado de trabalho no Brasil. A dupla está disponibilizando 150 mil reais em bolsas de estudo gratuitas para homens e mulheres que se autodeclaram pretas, pardas ou indígenas de todo o país em mais de 150 cursos da EBAC, como Programação, Games, Design e muito mais.
A iniciativa surgiu com base em uma recente pesquisa do grupo Indique uma Preta que revelou que 59% dos entrevistados trabalham em empresas onde negros compõem menos da metade do quadro de colaboradores. O estudo, que foi realizado em 2022 com mais de 2500 respondentes na plataforma da Mindsight, ainda mostrou que 84,8% acreditam que diversidade racial nas empresas contribui para melhores resultados nos negócios.
Além disso, esse levantamento destacou que o cenário de pandemia e a avalanche de atos e manifestações antirracistas ressaltaram a urgência de transformações no ambiente empresarial. De acordo com o estudo, especialistas preveem mudanças estruturais importantes, não apenas na perspectiva de equidade social, mas também nas potencialidades econômicas e estratégicas do tema racial.
“Representatividade com proporcionalidade em cargos de liderança é um ponto-chave no planejamento de companhias diversas. Desenvolver pessoas negras para terem cada vez mais presença nos processos decisórios e estarem à frente de projetos é fundamental. Os cursos que a EBAC está disponibilizando agora neste projeto são capazes de potencializar a performance desses grupos dentro do mercado de trabalho e dar visibilidade e espaço a eles”, explica Rebecca Gomes, Produtora de Branded Content da EBAC.
Daniele Mattos, cofundadora da Indique uma Preta, acrescenta que "A EBAC é uma referência em arte, tecnologia e criatividade. Compartilhar toda a expertise dessa instituição com a nossa comunidade não apenas reafirma o compromisso da instituição com o antirracismo e as pautas da comunidade negra, como também acelera o trabalho que fazemos com a nossa comunidade já há mais de 6 anos. O trabalho com a EBAC só potencializa a força da nossa ação e nos dá a possibilidade de seguir fazendo esse trabalho com mais excelência e mais aprimoramento de nossas metodologias e ferramentas.”
A parceria da EBAC com a Indique uma Preta tem o objetivo de promover ações de treinamento e capacitação por meio dos cursos e uma mentoria de três meses para acompanhar os ganhadores das bolsas de estudos a fim de dar suporte e apoio no desenvolvimento profissional dos contemplados. Para participar, é necessário acessar o link de inscrição e responder perguntas que serão critério para seleção, ter mais de 18 anos e se autodeclarar preto, pardo ou indígena. Os cadastros podem ser feitos entre 20 de novembro e 10 de dezembro.
Sobre a EBAC
A EBAC é uma instituição de ensino inovadora, que oferece mais de 150 cursos online, com foco em educação continuada e desenvolvimento de competências profissionais nas áreas de Design, Software, Programação & Data, Marketing, Audiovisual, Moda, Games e Negócios, além de uma série de iniciativas que preparam o aluno para a inserção no mercado de trabalho.
Sobre a Indique uma Preta
A Indique busca transformar as relações e os espaços corporativos de forma que sejam ambientes mais democráticos e inclusivos. Entre os serviços prestados estão a consultoria de comunicação e diversidade, hunting de vagas e processo seletivo, workshop para gestores e de carreira, metodologias e estratégias de sensibilização, conscientização e ação, produção de conteúdo, estudo e pesquisa em aplicação e análise de censo, mantendo, ainda, a frente Indique uma Preta como comunidade impulsionadora. Já atuou com mais de 70 empresas, entre elas Magalu, Natura, Ambev, C&A e outras. Para conhecer mais, visite indq.co
Mais lidas
-
1Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
2Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
3Sucesso da Netflix
Mistérios que a 3ª temporada de 'Round 6' precisa resolver
-
4Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
5Música
Show do Coldplay no Brasil em 2025 já tem data confirmada e será no Mangueirão, em Belém