Brasil

Vaca Louca: governo brasileiro diz que investiga suspeita da doença

Por Metrópoles 20/02/2023 17h38
Vaca Louca: governo brasileiro diz que investiga suspeita da doença
Mal da vaca louca é uma doença cerebral, degenerativa e fatal provocada por uma proteína chamada príon - Foto: Imagem ilustrativa

O Ministério da Agricultura e Pecuária informou nesta segunda-feira (20/2) que investiga um caso suspeito de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecido como “mal da vaca louca”.

Segundo nota divulgada pelo governo, “a suspeita já foi submetida a análise laboratorial para a confirmação ou não e, a partir do resultado, serão aplicadas imediatamente as ações cabíveis”.

O governo não dá detalhes sobre a suspeita. De acordo com o jornal Valor Econômico, a doença teria sido detectada em um animal de idade avançado criado a pasto no Pará (PA).

O que é o mal da vaca louca

O mal da vaca louca é uma doença cerebral, degenerativa e fatal provocada por uma proteína chamada príon, que afeta o gado. Ela ficou conhecida nos anos 80 e 90 depois de um surto no Reino Unido que fez com que milhões de cabeças de gado fossem abatidas.

A enfermidade pode ser transmitida para humanos em caso de consumo de carne contaminada, provocando a Doença de Creutzfeldt-Jakob, também neurodegerativa.

Existem duas formas de contaminação do gado. A primeira é o caso de origem atípica, quando, naturalmente, o príon sofre uma mutação, se tornando infeccioso.

A segunda forma é por meio de consumo de rações feitas com proteína animal contaminada, como farinha de carne e ossos de outras espécies.