Brasil

Bombeiros encontram corpo de mulher em local de desabamento em São Gonçalo

Por G1 15/02/2023 15h38
Bombeiros encontram corpo de mulher em local de desabamento em São Gonçalo
Três pessoas estavam desaparecidas na manhã desta quarta-feira (15). É a segunda morte confirmada na cidade desde as chuvas de segunda. - Foto: Reprodução

O Corpo de Bombeiros encontrou no início da tarde desta quarta-feira (15) um corpo no bairro Engenho Pequeno, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. É a segunda morte confirmada desde as chuvas de segunda-feira (13). Três pessoas estavam desaparecidas na região depois de um desmoronamento.

A vítima é uma mulher. Desde a manhã de terça, bombeiros procuram no bairro um casal e uma filha de 4 anos em meio a pedras e lama. Uma outra mulher já tinha sido encontrada morta após os desmoronamentos.

Segundo Bombeiros, foram pelo menos nove pontos de deslizamento de terra no município. Além do Engenho Pequeno, o bairro Lindo Parque também foi muito atingido.

Moradores perderam tudo

Moradores do Barro Vermelho contam que perderam tudo o que tinham em casa após o temporal. As ruas seguem tomadas de lama e entulho depois de chover cerca de 200 mm em apenas uma hora.

“É a segunda vez este ano. Todo mundo perdeu tudo”, disse um morador, que disse que a água ultrapassou um metro e meio de altura.

Na manhã desta quarta (15), eles não conseguiam caminhar na Travessa Simões, um dos principais locais do bairro.

“É horrível, um pesadelo para a gente. E todo mundo aqui perdendo tudo. Os muros arrebentando. A tristeza é muito grande porque as pessoas perderam tudo, tudo”, lamenta um morador.

No bairro Lindo Parque, as casas também foram tomadas pela água.

“Meus pais passam por isso desde antes da gente nascer. Desde a infância deles que eles passam por isso. E a gente também”, disse Mariane, que vive na área com a família.

Com a perda de tudo o que tinham em casa, mais uma vez eles encontram o desafio de reconstruir a vida com o pouco que ganham.

“É horrível, um pânico. Um desespero. Pago aluguel como? Eu trabalho como diarista. Eu sou pensionista sim. Minha pensão se resume a R$ 600”, contou outra moradora.

Defesa Civil


De acordo com a Defesa Civil, 143 locais foram vistoriados pelos técnicos do órgão até terça. Dez espaços foram interditados.

A Prefeitura de São Gonçalo destaca que existem 16 pontos de apoio na cidade e 287 pessoas foram cadastradas.

Dezoito sirenes foram acionadas em vários pontos do município.