Brasil

Énois faz 13 anos com festa que celebra a democracia e o diálogo

Organização comemorou a trajetória coletiva de trabalho dedicado ao jornalismo local, independente e diverso

Por Assessoria 10/11/2022 10h11
Énois faz 13 anos com festa que celebra a democracia e o diálogo
Desde 2009 construindo um jornalismo diverso - Foto: Divulgação

É preciso lutar sem perder a ternura e a oportunidade de celebrar as conquistas. Assim faz a Énois na sua trajetória de vida que chegou aos 13 anos, e escolheu o dia 05 de novembro para rememorar os passos, celebrar as realizações, parcerias e festejar a vitória da democracia brasileira. “É muito lindo fazer treze anos trabalhando pela diversidade no jornalismo nesse momento da história do Brasil”, expressou emocionada Amanda Rahra, cofundadora da Énois.

E para celebrar todas essas coisas, veio o “samba na laje” e o lançamento do livro “Énois – Uma jornada coletiva de imaginar, criar e viver o novo jornalismo'', na Casa do Povo, em São Paulo. E, seja no trabalho ou na festa, a Énois reúne muitas mãos e vozes diversas em prol da representatividade do jornalismo brasileiro. “A gente aqui na Énois acredita que as coisas evoluem quando a gente luta juntos, juntas. E eu vou dizer pra vocês que o chegar é sempre fruto de um baita caminho. Porque são trajetórias, histórias e contextos muito diversos, convivendo intensamente”, diz Amanda, no seu discurso durante a celebração.

O jeito de celebrar: Foi com muita alegria, afeto, música e dança que a Énois fez uma festa que reuniu cerca de 200 pessoas. Celebrar 13 anos da organização, é celebrar a vida de luta e de pertencimento de muitas pessoas que já dedicaram e ainda dedicam esforços na construção de um mundo onde a igualdade de direitos e o respeito à diversidade servem de norte para o jornalismo e para a democracia do país.

A vitalidade da diversidade e da cultura das periferias também se fez viva na celebração, expressada nos rostos e falas das pessoas presentes, mostrando que a Énois se fortalece cada vez mais na “unidade da diversidade”.

E para continuar comemorando junto com a Énois, você pode garantir o livro que conta a história de 13 anos da organização e os kits com avental e bolsa pelo bit.ly/enoisapoie. Ao doar R$ 20 por mês, você recebe em casa 2 livros. No site você também pode conhecer as outras opções de doação recorrente e apoiar a Énois a seguir cultivando um jornalismo mais diverso.