Brasil

Número de favelas aumentou 48% em menos de dez anos no país

Por Assessoria 08/11/2022 16h55
Número de favelas aumentou 48% em menos de dez anos no país
Falta de saneamento básico e infra estruturas precárias são os principais desafios enfrentados pelos moradores - Foto: Divulgação

Comemorado em 04 de novembro, o Dia da Favela busca lembrar e alertar a sociedade acerca dos desafios recorrentes vividos por moradores de comunidades carentes, tais como: falta de água potável, saneamento e coleta de esgoto precários, e a falta de moradias e infra estruturas de qualidade.

Segundo dados da Agência Senado, quase 35 milhões de pessoas no Brasil vivem sem água tratada e cerca de 100 milhões não têm acesso à coleta de esgoto, resultando em doenças que poderiam ser evitadas, e que podem levar à morte por contaminação.

De acordo com a estimativa do IBGE, em 2019 havia 5.127.747 milhões de domicílios ocupados em 13.151 mil aglomerados subnormais no país. Essas comunidades estavam localizadas em 734 municípios em todos os estados do país, incluindo o Distrito Federal.

O aumento significativo, preocupa entidades públicas e privadas, sobre a queda da renda familiar, o desemprego e a alta da inflação, fatores contribuintes para a explosão de moradores. Visando a melhora da qualidade de vida em locais de vulnerabilidade, são criadas dezenas de soluções com parceria público-privada para promover o bem-estar social e o acesso a recursos básicos, muitas vezes assegurados por lei, como por exemplo o direito à água potável e saneamento básico.

Fernando Silva, CEO da PWTech, startup de purificação de água contaminada, coloca a tecnologia como uma das principais ferramentas na luta contra a desigualdade social. “Com a sobrecarga do sistema público e da ineficiência de políticas públicas voltadas para o bem-estar social, a tecnologia aliada a instituições privadas, permite o desenvolvimento social e econômico em regiões periféricas, o acesso à sistemas de ensino de qualidade, e em alguns casos, o fornecimento de energia por fontes renováveis”.

Entre os estados, o Amazonas (34,59%) tem a maior proporção de domicílios em ocupações irregulares. Em seguida, figuram o Espírito Santo (26,1%), Amapá (21,58%), Pará (19,68%) e o Rio de Janeiro (12,63%). Em São Paulo, (7,09%) dos domicílios estão nessas localidades.

O último levantamento realizado pela Cufa - Central única das favelas, identificou 525 comunidades no estado de São Paulo, sendo que 250 concentram-se na capital. A maior delas é a Heliópolis, com mais de 200 mil habitantes e que ocupa 1 milhão de metros quadrados na zona sul de SP. Paraisópolis, também na Zona Sul, é a segunda maior do estado.

Sobre a PWTECH

Fundada em 2019, a PWTech é uma startup brasileira voltada para a purificação de água contaminada. A solução foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Escola Politécnica da USP, e funciona de forma simples: basta conectar o equipamento na água e ligá-lo que, em poucos minutos, a água já sai pronta para ser consumida.

O sistema de tratamento de água esteve presente em crises humanitárias como a Guerra da Ucrânia e nos desastres naturais no Haiti, Tonga e Madagascar. No Brasil, a startup desenvolveu projetos de saneamento básico no Nordeste e na Ilha de Bororé, em São Paulo. Ao todo, 260 mil pessoas tiveram acesso à água potável graças à solução.