Brasil

Frio intenso nesta época é atípico e resultado das mudanças climáticas, diz meteorologista

Por Hojeemdia.com 04/11/2022 10h44
Frio intenso nesta época é atípico e resultado das mudanças climáticas, diz meteorologista
Imagem ilustrativa - Foto: Reprodução

O frio intenso que assolou Belo Horizonte nos últimos dias "é atípico para esta época e resultado das mudanças climáticas que vêm ocorrendo nos últimos anos", afirma Ruibran dos Reis, metereologista do Climatempo.

A temperatura baixou tanto que a capital registrou 11,1º C na Estação Cercadinho nesta quinta-feira (3). É a menor para o mês de novembro nos últimos seis anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em 20 de novembro de 2016, BH chegou a registrar 10º C.

De acordo com Ruibran, o frio intenso é resultado de uma massa de ar polar proveniente do Polo Sul.

"Existe todo um sistema de circulação de ar naquela região e, falando de forma mais popular, o gelo é responsável por 'segurar' as massas de ar frio. Por causa do aquecimento global, ocorre o degelo e algumas massas acabam vindo para cá, provocando frio intenso", explicou o meteorologista.

Segundo ele, o frio deve continuar na cidade até este domingo (6), quando as temperaturas devem voltar a subir.

"As madrugadas ainda serão frias no fim de semana, com mínima de 10º C por volta de 5h. Durante o dia, a máxima deve chegar a 20º C. A partir de segunda-feira (7), a temperatura já deve voltar a subir com previsão de mínima de 13º C e máxima de 24º C, com céu parcialmente nublado e não há previsão de chuvas", disse Ruibran dos Reis.

Confira dicas da Defesa Civil para os dias de frio:

Hidrate-se
Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele (use hidratante caso seja necessário)
Realize atividades físicas utilizando agasalho
Em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, mantenha as janelas abertas para ventilação para evitar a propagação de doenças típicas desta época do ano
Procure um especialista em caso de problemas respiratórios