Brasil

Eleições 2022: Veja como consultar seu local de votação

Por Extra 02/10/2022 11h05
Eleições 2022: Veja como consultar seu local de votação
Urna eletrônica - Foto: Abdias Pinheiro / Secom TSE

O eleitor que souber qual é o seu local de votação poderá votar mesmo sem o título eleitoral em mãos — bastará levar qualquer documento oficial com foto. Mesmo assim, uma das orientações da Justiça Eleitoral é que, antes de sair de casa nos dias do primeiro e do segundo turnos, o eleitor confirme o local de votação para evitar deslocamentos desnecessários no dia da eleição.

Como consultar o local de votação por zona e seção eleitoral?

A consulta do local de votação é muito simples: pode ser feita no site do Tribunal Superior Eleitoral pelo nome, número do título ou CPF do eleitor. Nos três casos, é preciso fornecer a data de nascimento e o nome da mãe. O eleitor também pode fazer a consulta pelo WhatsApp automatizado do TSE, no número (61) 9637-1078. Então, basta entrar e marcar a opção 6.

Também é possível obter o título por meio do aplicativo e-Título, disponível para os aparelhos de celular e tablets que utilizam os sistemas operacionais iOS (iPhone) e Android.

Veja como consultar o local de votação através do e-Título e site do TSE:

Passo 1. Após baixar e instalar gratuitamente o aplicativo e-Título, clique no menu "Onde votar", encontre o endereço, seção e zona eleitoral.

Passo 2. Você pode consultar também através do site do TSE, clicando no menu "Título de eleitor" e selecionando "Título e local de votação — Consulta por nome" ou "Título e local de votação — Consulta por título".