Brasil

Ministério da Saúde registra primeira morte por varíola dos macacos

Por Metrópoles 29/07/2022 14h42
Ministério da Saúde registra primeira morte por varíola dos macacos
Um dos sintomas da varíola do macaco é o aparecimento de manchas no corpo - Foto: Dado Ruvic / Reuters

O Ministério da Saúde confirmou, nesta sexta-feira (29/7), a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil. Ao Metrópoles, o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Arnaldo Medeiros, informou que o óbito foi registrado na quinta-feira (28/7), em Uberlândia (MG). A vítima era um homem de 41 anos, com baixa imunidade.

O secretário também pontuou que não há outros óbitos em investigação. O último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que o Brasil registrou até agora 1.066 casos da doença.

Com a escalada de casos em diversos estados brasileiros, a pasta inaugura, nesta sexta, um Centro de Operações de Emergência (COE) com objetivo de acompanhar o desenvolvimento da doença. De acordo com a pasta, há casos confirmados em 16 unidades da Federação.

Veja quais são as localidades e quantos casos foram confirmados:

São Paulo (823)
Rio de Janeiro (124)
Minas Gerais (44)
Distrito Federal (15)
Paraná (21)
Goiás (13)
Bahia (5)
Ceará (4)
Rio Grande do Sul (3)
Rio Grande do Norte (2)
Espírito Santo (2)
Pernambuco (3)
Tocantins (1)
Acre (1)
Rio Grande do Sul (4)
Santa Catarina (4)

Nesta semana, a pasta começou a tratar, pela primeira vez, a doença como um surto. A expressão é utilizada na epidemiologia para identificar quantidades acima do normal de doenças contagiosas ou de ordem sanitária.

O Ministério da Saúde ainda não havia utilizado o termo em notas enviadas à imprensa, somente em pareceres técnicos ao citar casos semelhantes de aumento da curva de contaminação registrados em outros países.