Brasil

Caminhão com imagens de animais destinados ao abate volta às ruas de São Paulo em ação da SVB

Iniciativa convida as pessoas a tirarem a carne do prato e leva informação à população

Por Assessoria 05/07/2022 10h15
Caminhão com imagens de animais destinados ao abate volta às ruas de São Paulo em ação da SVB
A atriz global Dani Moreno, a dançarina Isis Maia Bello, e a atriz e ativista da causa animal, Julia Bobrow, estavam presentes na mobilização no próximo sábado - Foto: Divulgação

Um caminhão envelopado como se transportasse animais ao abate, com emissão de sons que retratam o sofrimento da viagem, circulou por São Paulo na manhã do sábado, 2 de julho. Em parques como Ibirapuera, Augusta, Villa-Lobos e pontos famosos como a Avenida Paulista e o Beco do Batman quem esteve nas ruas pode se deparar com a cena impactante do caminhão passando. Todos os dias, essa cena é real e se repete para os milhões de animais que são levados até o frigorífico.

A ação da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) tem o objetivo de chamar a atenção e fazer as pessoas refletirem sobre o que ocorre antes de a carne chegar aos seus pratos, bem como convidá-las a experimentarem uma alimentação vegana.

Na volta à capital paulista, a iniciativa teve o apoio de voluntários da SVB e de influenciadoras. A dançarina, Ísis Maia Bello, a atriz global Dani Moreno e a atriz e ativista da causa animal, Julia Bobrow, fizeram parte do time que distribuiu panfletos informativos com um QR Code. Ao apontar a câmera do celular para o código, as pessoas têm acesso a um site com informações sobre a indústria da carne e materiais que orientam a transição para uma alimentação livre de produtos de origem animal.

"Nossa ideia é levar para quem estará na rua a conscientização sobre o sofrimento do animal criado para virar um produto e mostrar a realidade da indústria da carne e derivados. Ao abrir o site do QR Code a pessoa logo vê a frase 'Você pode mudar o destino deles!', é isso que a SVB acredita e aposta", explica a diretora executiva da SVB, Mônica Buava.

Diariamente, após nascerem e crescerem em espaços lotados e sofrerem durante toda a vida, bois e vacas, porcos e galinhas são colocados em caminhões para morrerem e abastecerem a produção de carnes no Brasil. Segundo o IBGE, só em 2021, a indústria abateu mais de 6,2 bilhões de frangos, bois e porcos. Isso significa a morte de 11,9 mil animais por minuto. No mundo, o número chega a 70 bilhões anualmente, isso considerando apenas os terrestres. Ao incluir os animais aquáticos chega-se a números de mais de 1 trilhão.

A SVB investe em iniciativas com o intuito de promover a reflexão do consumo de carne e alertar sobre a triste realidade desconhecida ou ignorada pela maior parte da sociedade. As ações são um convite para que cada pessoa impactada repense os hábitos e faça escolhas que salvem a vida dos animais.

Serviço:


Veja os locais por onde o caminhão passou:

· Parque Ibirapuera

· Itaim Bibi

· Parque do Povo

· Largo da Batata - Faria Lima

· Parque Villa-Lobos

· Faria Lima sentido Vila Madalena

· Praça Pôr do Sol

· Beco do Batman

· Avenida Rebouças

· Avenida Paulista

· Rua Augusta

· Parque Augusta

SOBRE A SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA

Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza a conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços veganos. Para mais informações, acesse www.svb.org.br ou os perfis no Instagram, Facebook e YouTube.