Brasil

Agressor de procuradora foi afastado do cargo e teve salário cortado

Por Terra 22/06/2022 16h19
Agressor de procuradora foi afastado do cargo e teve salário cortado
Um processo administrativo aberto contra o agressor deve resultar na exoneração do servidor público - Foto: Reprodução

O procurador Demétrius Oliveira Macedo, de 34 anos, que espancou a procuradora-geral de Registro (SP) Gabriela Samadello Monteiro de Barros, de 39, foi suspenso nesta quarta-feira, 22, e teve o salário cortado, conforme consta no Diário Oficial do Município. Um processo administrativo aberto contra o agressor deve resultar na exoneração do servidor público. As medidas constam na portaria nº 525/2022, publicada na edição desta terça, 21, do Diário Oficial de Registro. Assim, o procurador ficará suspenso do cargo por 30 dias, período em que ficará sem receber salário. A medida passou a valer na terça-feira.

Conforme informado pela prefeitura, essa suspensão faz parte dos trâmites legais necessários, dentro do processo administrativo já instaurado, que deve resultar na exoneração de Demétrius.

Processo disciplinar contra o agressor - Demétrius, foi filmado dando socos, chutes e xingando a vítima, sua chefe no departamento. A procuradora Gabriela relatou à polícia que, recentemente, solicitou à Secretaria de Administração a abertura de processo disciplinar contra o colega de trabalho, devido ao comportamento ríspido que ele estava tendo com outros funcionários da equipe.

Na data da agressão, havia saído no Diário Oficial a informação que foi formada uma comissão para apurar os fatos, motivo pelo qual acredita que foi agredida. Para a procuradora, ele não se conformou pelo fato dela, sendo mulher, ter tomado providências sobre as atitudes dele. O Terra tentou contato com o procurador por meio do celular dele, mas não obteve nenhuma resposta até a última atualização desta reportagem.

Prefeitura de Registro - Em nota enviada ao Terra, a Prefeitura de Registro afirma repudiar o ocorrido e destaca que tomou todas as providências necessárias, incluindo a determinação de imediato que o agressor seja suspenso. Confira o posicionamento na íntegra.

"A Prefeitura de Registro manifesta o mais absoluto e profundo repudio aos brutais atos de violência realizados pelo Procurador Municipal contra a servidora municipal mulher que exerce a função de Procuradora Geral do Município, fatos ocorridos na última segunda-feira (20/6). Que a vítima e sua família recebam toda nossa solidariedade, apoio e cada palavra de conforto e acolhimento.

A administração municipal está tomando as providências necessárias e já determinou de imediato que o agressor seja suspenso, nos termos do art. 179, c/c inc. III do art. 180, ambos da Lei Complementar nº 034/2008 – Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Registro, com prejuízo de seus vencimentos, a partir de 21 de junho. Reafirmamos nosso compromisso com a prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência, principalmente aquelas que vitimizam mulheres.

Os servidores da Procuradoria Geral Municipal e da Secretaria de Negócios Jurídicos receberão todo apoio necessário, inclusive acompanhamento psicológico. Por fim, aos demais servidores desta municipalidade recebam nosso amparo e saibam que a prática de violência é veementemente repudiada e será severamente punida pela Administração Municipal".