Brasil

Nordeste: Defesa Civil Nacional alerta para chuvas intensas em cinco estados

Previsão vale para esta quarta-feira (25) e para os próximos dias da semana. Serão afetados os estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas

Por Brasil 61 25/05/2022 17h46
Nordeste: Defesa Civil Nacional alerta para chuvas intensas em cinco estados
Em João Pessoa (PB), Defesa Civil está em prontidão e equipes da Secretaria de Infraestrutura trabalham na limpeza e desobstrução de galerias pluviais em ruas da cidade - Foto: Seinfra/Divulgação

A Defesa Civil Nacional alerta para o risco de chuvas intensas no litoral da região Nordeste ao longo desta quarta-feira (25) e nos próximos dias desta semana.

Os estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas serão os mais afetados.

Tiago Molina Schnorr, coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, alerta para os desastres que podem ser provocados pelas chuvas.

"Essas chuvas podem gerar desastres hidrológicos, como alagamentos, enxurradas e inundações, ou geológicos, como deslizamentos em áreas de risco.”

Diante da previsão de chuvas intensas, o Cenad, Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres da Defesa Civil Nacional, já entrou em contato com as defesas civis estaduais e municipais e segue monitorando o cenário.

A orientação para os moradores das regiões afetadas é buscar informações nas defesas civis locais. Além disso, é importante ficar atento aos alertas enviados por meio de SMS, TV por assinatura e pelas redes sociais da Defesa Civil Nacional e do Inmet.

A Defesa Civil Nacional também solicita que a população cadastre os telefones celulares para receber alertas por SMS. Para isso, é preciso enviar mensagem de texto para o número 40199, com o CEP do local onde mora.