Brasil

Paulo Dantas é eleito governador do Estado até 31 de dezembro deste ano

Eleição indireta ocorreu na tarde deste domingo na Assembleia Legislativa e emedebista obteve 21 votos

Por Redação 15/05/2022 15h44 - Atualizado em 15/05/2022 18h58
Paulo Dantas é eleito governador do Estado até 31 de dezembro deste ano
Deputados saudam Paulo Dantas (meio) governador de Alagoas eleito neste domingo em eleição indireta na Assembleia Legislativa - Foto: Thayanne Magalhães

O deputado estadual Paulo Dantas (MDB) foi eleito na tarde deste domingo (15) eleito governador do Estado de Alagoas até 31 de dezembro de 2022. Por 21 votos, o parlamentar foi eleito por seus pares, deputados estaduais, em eleição indireta ocorrida na Assembleia Legislativa. O vice é o médico José Wanderley Neto. No processo eleitoral foi registrado as ausências dos deputados Olavo Calheiros e Davi Davino. Já o deputado Antônio Albuquerque votou em branco.

Dantas recebeu votação dos deputados Marcelo Vítor, Galba Novaes, Ivan Beltrão, Ângela Garrote, Francisco Tenório, Marcos Barbosa, Bruno Toledo, Flávia Cavalcante, Dudu Ronalsa, Breno Albuquerque, Cibele Moura, Davi Davino, Gilvan Barros Filho, Fátima Canuto. Inácio Loiola, Jairzinho Lira, Ricardo Nezinho, Ronaldo Medeiros, Sílvio Camelo,Léo Pereira, Tarcísio Freire,além de seu próprio voto.

Cabo Bebeto votou nele próprio e a deputada Jó Pereira votou em Danúbia Barbosa (Avante).

A eleição indireta ocorreu depois de 13 dias de atraso depois de contenda jurídica que foi parar no STF (Supremo Tribunal Federal) e prevaleceu o favoritismo do candidato apoiado pelo ex-governador Renan Filho, que deixou o governo em março passado para concorrer ao Senado. O vice de Renan Filho, Luciano Barbosa foi eleito prefeito de Arapiraca, em 2018. O Estado, atualmente, é governado por Kléver Loureiro, presidente licenciado do Tribunal de Justiça.

Paulo Dantas durante discurso na Assembleia Legislativa de Alagoas, logo depois de  eleito governador do Estado de Alagoas (foto: Adailson Calheiros)

Repercussão

Logo depois do resultado da eleição indireta  que elegeu Paulo Dantas, o senador Renan Calheiros postou mensagens na redes sociais e comentou  a decisão da maioria dos deputados estaduais. "Depois dos ensaios golpistas, Alagoas tem um governador. Por 21, em 25 votos, Paulo Dantas é o novo chefe do Executivo. Alagoas foi um ensaio derrotado. Em outubro ninguém impedirá a escolha do presidente, governador, senador e deputados", declarou o senador ao  postar imagem  do ex-governador Renan Filho, Paulo Dantas com o ex-presidente da República e pré-candidato ao Palácio do Planalto, Lula.

O CSA emitiu a seguinte nota:  "O Governo de Alagoas agora tem @paulodantasalno comando. O CSA, que já tinha um bom relacionamento com Renan Filho, agora deseja sucesso ao novo governador".