Brasil

Alexandre Ayres completa 3 anos à frente da saúde de AL e contabiliza mais de 10 equipamentos de saúde entregues à população

Mesmo com o enfrentamento à Pandemia da Covid-19, Estado nunca colapsou e realizou várias conquistas históricas para os usuários do SUS

Por Assessoria 26/02/2022 15h54
Alexandre Ayres completa 3 anos à frente da saúde de AL e contabiliza mais de 10 equipamentos de saúde entregues à população
Em apenas três anos, Alexandre Ayres realizou uma verdadeira revolução na saúde pública de Alagoas - Foto: Assessoria

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, completa, neste sábado (26), três anos à frente da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com conquistas históricas para o Estado, como a inauguração de cinco hospitais e a entrega de seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para a população alagoana, contabilizando 11 equipamentos de saúde durante a sua gestão. 

Segundo ele, o maior desafio de toda a sua vida pessoal e profissional.Ayres assumiu a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) no dia 26 de fevereiro de 2019. De lá para cá, aconteceram muitos fatos, como a chegada da Pandemia da Covid-19 a Alagoas, mas, mesmo com o enfrentamento ao novo coronavírus, o Estado teve inúmeros avanços na saúde pública estadual e nunca colapsou, tendo leitos para todos os pacientes que precisavam.“Há três anos estamos à frente da Secretaria Estadual de Saúde. Ao lado do governador Renan Filho, transformamos a saúde nos quatro cantos de Alagoas. Fortalecemos a alta complexidade, mas, não esquecemos da Atenção Básica e da Média Complexidade. A conta é grande, mas, dá muito orgulho. Nesses mais de mil dias, inauguramos cinco hospitais, seis UPAs e investimos na Atenção Básica, porque sem ela não há saúde. Chegamos a todas as regiões do estado levando saúde para quem mais precisa. Investimos mais de R$ 120 milhões em saúde pública, modernizando e promovendo melhores condições de trabalho para os nossos profissionais”, salientou.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, os novos hospitais entregues, o Hospital da Mulher (HM) e Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió; o Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo; o Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares; e o Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia, são de suma importância para que o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, não fique sobrecarregado e para que a população tenha um primeiro atendimento próximo às suas moradias. 

Atualmente, o principal hospital público de Alagoas, focou os atendimentos apenas para casos de emergência e está passando por uma grande revitalização, após 40 anos de funcionamento.Para os atendimentos de urgência foram entregues seis UPAs para a população alagoana. Maceió conta com as UPAs Jacintinho, Tabuleiro do Martins, Cidade Universitária, Jaraguá e Chã da Jaqueira, construídas integralmente e mantidas com recursos próprios do Governo do Estado.

A capital tem, ainda, as UPAs Trapiche e Benedito Bentes, que foram equipadas pelo Estado e entregues à população, antes da chegada de Ayres à Sesau. Também foi entregue aos alagoanos a UPA Arapiraca.Além dos diversos equipamentos de saúde entregues para população, Alagoas lançou diversos programas que beneficiam quem precisa do Sistema Único de Saúde (SUS). “Somos pioneiros no tratamento de AVC, devolvemos a autoestima das mulheres que tiveram câncer de mama, criamos o programa Ame-se. Mudamos a realidade do principal hospital do Estado, uma vez que, após 40 anos, o HGE vive um novo momento e está de cara nova. É muita mudança para orgulhar o povo de Alagoas. Enfrentamos a pandemia do novo coronavírus de cabeça erguida e fizemos história como o Estado mais transparente do Brasil e que salvou mais de 18 mil vidas nos hospitais da Rede Pública”, disse Ayres.

Para o secretário, a grande “cereja em cima do bolo” é a revitalização do HGE. “A unidade foi por muito tempo a única porta de atendimento em Alagoas, e é, sem dúvidas, um grande passo para revolucionar, ainda mais, a saúde alagoana, promovendo um atendimento do jeito que o alagoano merece”, concluiu o gestor, garantindo que muita coisa ainda será feita para fortalecer a saúde no Estado.