Brasil
Secult celebra os 40 anos de fundação do Museu de Imagem e do Som com programação especial
Além dos 40 anos de MISA, o prédio histórico que abriga o museu completou 151 anos
Uma viagem no tempo. O Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), localizado na Praça Dois Leões, coração do histórico bairro de Jaraguá, é o patrimônio histórico e cultural que resgata o passado e preserva o futuro das experiências históricas de Alagoas em imagens e sons. O equipamento comemora 40 anos de sua fundação e 151 do prédio histórico, que abriga o acervo, com uma programação especial de aniversário.
No dia 23 de fevereiro, a partir das 20h, acontece a abertura da exposição ‘Jaraguá de Outrora’, com curadoria de Gilberto Leite, Synara Holanda e Marco Antonio de Campus. A mostra retrata a história do bairro e do museu correlacionando suas trajetórias, mostrando que é a partir da relação com o presente que podemos perceber os muitos tempos, urbanidades, cotidianidades, as histórias e memórias individuais e coletivas.
A exposição contará com QR-Codes em cada fotografia para o acesso de mais informações, como tipologia, função do edifício que hoje abriga o Misa, e o cotidiano e urbanidades do Jaraguá ao longo do tempo. A narração, feita através de Hiperlinks, é do jornalista e produtor cultural Edberto Ticianeli, que acumula uma série de narrativas sobre muitos lugares possíveis dessas histórias nos sites História de Alagoas e Contexto Alagoas.
Na mesma ocasião, o Museu também lançará sua plataforma digital, o Portal do MISA, que disponibilizará para a comunidade através de salas virtuais o acervo do museu e de pesquisadores das imagens e sons do nosso estado.
Já no dia 24 de fevereiro, às 20h, acontecerá a abertura do Auditório Pedro da Rocha, o nome presta homenagem ao cineasta alagoano que faleceu em setembro de 2021, em decorrência da Covid-19. Pedro construiu uma trajetória de pioneirismo no audiovisual de Alagoas. Com um cinema popular, ele produziu diversas obras independentes.
Na ocasião, serão exibidas duas das obras do cineasta, o curta "Cirandinha - Grande Baú, A Infância", que traz memórias da infância de uma menina na cidade de Marechal Deodoro, e o documentário "Estrelas Radiosas" que conta histórias sobre a implantação da radiofonia em Alagoas, contada por alguns de seus principais atores.
Para a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, celebrar o Misa é comemorar um pedaço da história de Alagoas. “São 40 anos revelando histórias e mantendo viva a cultura do Estado. O espaço conta um pouco da evolução de Alagoas através de um acervo riquíssimo e espaços dedicados a personagens da cultura alagoana”, destacou.
O Museu da Imagem e do Som de Alagoas é um equipamento cultural do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura, localizado na Rua Sá e Albuquerque, 275, no bairro do Jaraguá, em Maceió.
Confira abaixo a programação completa:
23 de fevereiro - 20H
Abertura da exposição ‘Jaraguá de Outrora’
Lançamento do Portal do Misa
24 de fevereiro - 20H
Inauguração do Auditório Pedro da Rocha com exibição do curta "Cirandinha - Grande Baú, A Infância" e do documentário "Estrelas Radiosas" .
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
4Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
5Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT