Brasil

Morador de rua é encontrado morto no Centro de SP

Polícia Civil investiga se morte foi provocada pelo frio. Corpo foi encontrado em praça da Bela Vista nesta sexta-feira (30).

Por G1 31/07/2021 14h02
Morador de rua é encontrado morto no Centro de SP
Reprodução - Foto: Assessoria

O corpo de um morador de rua foi encontrado na manhã desta sexta-feira (30) em uma praça na Bela Vista, no Centro de São Paulo. A vítima, um homem de 37 anos, foi localizado na Praça Oswaldo Cruz.

A Polícia Civil investiga se a morte foi provocada por hipotermia, pelas baixas temperaturas, já que a cidade de São Paulo registrou o dia mais frio dos últimos 5 anos. O caso foi registrado como morte suspeita.

Na madrugada de quarta-feira (28), outro morador em situação de rua também havia sido encontrado morto durante a noite mais fria do ano na cidade de São Paulo. O caso aconteceu no bairro do Pari, na região central da capital.

Além dele, no mesmo dia, o Padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua, em entrevista à BBC Brasil, e o Movimento Estadual da População de Rua de São Paulo, ao G1, afirmaram que ao menos mais duas mortes ocorreram na madrugada de quinta (29).

Frio

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), às 6h, os termômetros marcavam 4,3ºC no Mirante de Santana, na Zona Norte de capital, onde é realizada a temperatura oficial da cidade. A menor temperatura tinha sido registrada nesta quinta-feira (29) com 5,3ºC às 8h.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), órgão da Prefeitura de São Paulo, as estações automáticas de Capela do Socorro e Engenheiro Marsilac, no extremo da Zona Sul de São Paulo, marcaram -2°C e -3°C, respectivamente, nesta madrugada. Em Marsilac foi a menor temperatura absoluta de todo o histórico do CGE.

Foram registrados 3,2ºC de temperatura média na cidade, a menor já registrada pelo CGE em 17 anos, tempo que é feita a coleta das temperaturas na capital paulista pela Prefeitura de São Paulo.

Moradores de rua dormem dentro de barracas na Praça da Sé, no Centro de SP; cidade teve o dia mais frio dos últimos 5 anos — Foto: Paula Paiva Paulo/G1