Brasil

30 de abril de 2021 20:42

ANJ celebra o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Associação Nacional de Jornais emitiu, nesta sexta-feira (30), nota sobre o assunto

↑ Reprodução

Na próxima segunda-feira (3), é comemorado o Dua Mundial da Liberdade de Imprensa. A Associação Nacional de Jornais (ANJ) emitiu, nesta sexta-feira (30), nota sobre o assunto. Confira a nota na íntegra:

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado em 3 de maio, é ocasião para refletirmos sobre as condições para o exercício do jornalismo no Brasil. Recente levantamento da organização Repórteres Sem Fronteiras infelizmente mostra o país em queda na classificação mundial da liberdade de imprensa, em 111ª posição, no grupo de nações em “situação difícil” para a atividade jornalística.

As principais razões certamente são a intolerância e o autoritarismo que caracterizam o país nos últimos tempos, com autoridades atacando profissionais e empresas jornalísticas, e incentivando a agressividade de setores da sociedade contra o jornalismo.

A ANJ mais uma vez se solidariza com os jornalistas e as empresas jornalísticas do país, que vêm cumprindo a sua missão de buscar a verdade e informar os cidadãos. O consórcio de veículos de imprensa criado para apurar e divulgar os números da pandemia é exemplo claro dessa missão.

A liberdade de imprensa, mais do que direito dos jornalistas e das empresas jornalísticas, é de todos os cidadãos. É fundamental para a democracia. Por isso, a ANJ celebra o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, na certeza de que o jornalismo prosseguirá trabalhando em favor de toda a sociedade.

Brasília, 30 de abril de 2021.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS – ANJ

Fonte: Redação

Comentários

MAIS NO TH