Brasil

1 de abril de 2021 22:05

Designer e ilustrador da EBC morre vítima da Covid-19

Em nota, a EBC lamentou o falecimento do profissional

↑ Divulgação

Faleceu, nesta quinta-feira (1), o designer e ilustrador da EBC Sandro Lopes. A causa da morte do profissional foi a Covid-19. Em nota, a EBC lamentou o falecimento do profissional.

Confira a nota completa:

NOTA DE FALECIMENTO DE SANDRO LOPES:

É com pesar e um imenso aperto no peito que a Comissão de Empregados da EBC presta solidariedade aos colegas e familiares do designer, ilustrador e intelectual Sandro Lopes, que faleceu vítima da Covid-19, nesta quinta-feira (1).

Sandro foi um colega estimado, criativo, e generoso. Defendeu a EBC da privatização até esta semana, antes de ser internado. Ele já tinha deixado a empresa, que se tornou pequena diante do seu enorme talento e do comprometimento com a sala de aula. Ele era também professor do Departamento de Belas Artes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e tinha acabado de defender tese no doutorado sobre o “design afirmativo”.

Como animador, ganhou projeção com o desenho Nana & Nilo, sobre duas crianças negras brasileiras que viajam por países africanos em busca de suas origens. Na *TV Brasil*, fez parte da equipe que realizou o _Meu AmigãoZão_, um dos desenhos infantis que nasceram na emissora pública criada para promover a cultura, a educação e o audiovisual nacional. A marca do trabalho de Sandro era a resiliência em incluir personagens negros no imaginário infantil e aproximar crianças das tradições de matriz africana tão atacadas.

Que possamos valorizar o legado desse artista e intelectual e emitir nossos melhores pensamentos na sua passagem para o òrun. Com certeza, o caminho está iluminado.

Comissão de Empregados da EBC

Fonte: Redação com Agência Brasil

Comentários

MAIS NO TH