Brasil

Estudo aponta que vacina da Astrazeneca é eficaz contra variante brasileira da Covid-19

O imunizante é um dos que está sendo aplicado na população brasileira

Por Metrópoles 05/03/2021 14h01
Estudo aponta que vacina da Astrazeneca é eficaz contra variante brasileira da Covid-19
Reprodução - Foto: Assessoria

Um estudo em fase preliminar da Universidade de Oxford indicou que a vacina contra o novo coronavírus, desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a instituição, é eficaz também contra a variante brasileira, identificada como P.1. O imunizante é um dos que está sendo aplicado na população brasileira.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) enviou algumas amostras da cepa brasileira para análise na universidade inglesa ainda no início de fevereiro. Os resultados da pesquisa – contendo a eficácia exata de proteção contra a nova cepa – devem ser divulgados em breve, possivelmente ainda neste mês, segundo uma fonte ouvida pela agência de notícias Reuters.

Os resultados indicam que não será necessário modificar a fórmula da vacina, pois ela induz uma resposta imunológica capaz de combater a cepa que surgiu em Manaus durante a segunda onda de Covid-19 no estado do Amazonas.

A variante do Amazonas é considerada preocupante por ter uma mutação que a torna mais transmissível e já está em circulação em vários estados brasileiros e também em outros países.