Brasil

IBAMA apreende peixe Mero, ameaçado de extinção, em peixaria de Salvador

Apesar de grandes, são dóceis, elegantes, curiosos e, infelizmente, ameaçados

Por Claudio Sampaio - Especialista 19/01/2021 11h46
IBAMA apreende peixe Mero, ameaçado de extinção, em peixaria de Salvador
Reprodução - Foto: Assessoria

O peixe mero é uma das maiores garoupas do mundo, vivendo do sul dos Estados Unidos, passando pelo Caribe e em quase toda costa brasileira, incluindo ilhas oceânicas, até Santa Catarina. São peixes que podem ultrapassar os 45 anos de idade, 2,5 m de comprimento e 450 kg de peso. Apesar de todo esse tamanho são dóceis, elegantes, curiosos e, infelizmente, ameaçados.

Os Meros são classificados como criticamente ameaçados de extinção no Brasil, devido a pesca e a degradação dos ambientes marinhos costeiros, sendo sua captura, transporte, beneficiamento e comércio consideradas  crime ambiental (conheça a portaria que protege os meros em https://www.icmbio.gov.br/cepsul/images/stories/legislacao/Portaria/2015/p_mpa_mma_13_2015_proibe_pesca_mero.pdf). Infelizmente, em muitas regiões do Brasil, estão  presentes, apenas, nas histórias dos pescadores experientes que conheceram esses grandes peixes. Internacionalmente os meros são, também, considerados ameaçados de extinção e muitos países possuem leis para sua proteção, que proíbem sua pesca, como nos EUA.

São peixes solitários e quando jovens, são dependentes dos mangues e águas rasas. Adultos preferem águas mais profundas, habitando naufrágios e ambientes recifais. Formam cardumes apenas na época da reprodução, quando possuem pelo menos 6-7 anos de idade, com tamanho acima de 1,20m. Essas características biológicas e sua necessidade por mangues e águas rasas para crescerem, além da preferência por naufrágios quando adultos, tornam o Mero vulnerável aos ambientes degradados e um alvo fácil de pescarias ilegais.

Na última quarta-feira (13/01/2021)  a Coordenação de Fiscalização do IBAMA (COFIS) de Salvador (BA) recebeu denúncias anônimas da pesca ilegal de um Mero, através de vídeos que circularam nas redes sociais. O peixe foi apreendido com o apoio da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) da Polícia Militar da Bahia e a peixaria na capital baiana foi multada. O Mero com 136 cm de comprimento e 43,6 kg de peso eviscerado, foi doado a famílias em condição de vulnerabilidade social em Salvador por meio do Programa Mesa Brasil SESC. Uma equipe do Projeto Mero do Brasil,  que é patrocinado pela Petrobras por meio  do Programa Petrobras Socioambiental, foi acionada e examinou o peixe, coletando importantes dados científicos para futuras análises de contaminantes, idade e crescimento. O Projeto Meros do Brasil é realizado pelo Instituto Meros do Brasil, e desenvolve  ações de pesquisa, conservação e educação ambiental nos ambientes marinhos costeiros em nove estados brasileiros.

Estudos do Projeto já indicam que um Mero vivo vale muito mais que morto. Devido a sua longevidade, esse peixe pode gerar renda por décadas para guias de pesca esportiva que praticam o pesque e solte e para agências de turismo subaquático, que levam turistas para observar um grande peixe, dócil e ameaçado de extinção.

Não compre ou pesque o Mero, se pescar acidentalmente não esqueça de fazer fotos e o devolva cuidadosamente à água. Os registros fotográficos são importantes para o desenvolvimento da pesquisa de foto identificação através das manchas que possui na cabeça. Se possui fotos, mesmo que antigas, de Meros entre em contato com o projeto através de nossas mídias sociais (www.instagram.com/merosdobrasil) ou do programa de pesquisa participativa (www.merosdobrasil.org)

A parceria entre IBAMA e demais órgãos dedicados à conservação da biodiversidade com o Projeto Meros é antiga e demonstra a importância da interação entre pesquisa, educação e fiscalização.  Assim, se você presenciar uma pesca ilegal denuncie através da linha verde IBAMA pelo telefone: 0800 061 8080.

Se você ficou interessado em ajudar a conservar o mero e seus ambientes, visite www.merosdobrasil.org [caption id="attachment_422495" align="aligncenter" width="438"] Peixe Mero está ameaçado de extinção (Foto: Áthila Bertoncini Andrade) [/caption]