Brasil

18 de setembro de 2020 13:12

Operação Carro-Pipa vai integrar projeto para estimular inovação

Iniciativa do MDR e Exército Brasileiro foi selecionado pelo coLAB-i, laboratório de inovação do Tribunal de Contas da União e do Banco Interamericano de Desenvolvimento

↑ Operação Carro-Pipa (Foto: Divulgação)

A Operação Carro-Pipa (OCP), mantida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em parceria com o Exército Brasileiro, foi o projeto selecionado, dentre 27 inscritos, para integrar o Laboratório de Inovação e Coparticipação (coLAB-i) do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo é otimizar os recursos investidos no projeto, que tem como objetivo levar água a regiões que sofrem com estiagem.

“A Operação Carro-Pipa é muito importante para atender uma parcela da população que não tem sequer acesso à água”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. “Mas precisamos reduzir os custos e garantir água em quantidade e qualidade suficientes para que essas pessoas possam ter uma vida melhor. Essa cooperação será muito importante nesse sentido”, completou.

O MDR espera que as medidas a serem adotadas em conjunto com o coLAB-i possam reduzir os custos da Operação Carro Pipa, estimados em R$ 670 milhões por ano, além de garantir a perenidade e a qualidade do abastecimento.

Mais de 3 milhões de beneficiados

A Operação Carro Pipa integra o Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro e tem como objetivo auxiliar populações rurais atingidas pela seca e estiagem. A ação federal é regulamentada pelas Portarias Interministeriais 1/2015 e 2/2015 e realizada a partir de cooperação técnica e financeira entre os Ministérios do Desenvolvimento Regional e da Defesa – para o atendimento às famílias no Semiárido nordestino e nas regiões norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. A iniciativa atende, todos os anos, mais de 600 cidades em dez estados, beneficiando cerca de 3 milhões de pessoas.

A atuação do programa é, prioritariamente, em áreas rurais. Porém, a Defesa Civil Nacional também apoia, de forma complementar, iniciativas dos governos estaduais com a transferência direta de recursos ao Poder Público, que são os responsáveis pela execução e gestão da operação em áreas urbanas e em zonas rurais que não são atendidas pela iniciativa federal.

coLAB-i

O coLAB-i é uma iniciativa conjunta do TCU e do BID para disseminar a inovação na administração pública em benefício da sociedade. As ações são desempenhadas por meio do Instituto Serzedello Corrêa.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH