Brasil

Cariocas e turistas voltam a ocupar areias das praias com cadeiras e barracas em feriadão

Por volta das 10h, era grande a movimentação de pessoas na Praia de Ipanema; Prefeitura liberou ambulantes e banho de mar na Fase 5, mas manteve proibido o banho de sol

Por G1 06/09/2020 13h34
Cariocas e turistas voltam a ocupar areias das praias com cadeiras e barracas em feriadão
Reprodução - Foto: Assessoria

Cariocas e turistas voltaram a desrespeitar as regras da prefeitura e ocuparam, neste domingo de sol (6), as areias das praias do Rio com barracas e cadeiras.

Por volta das 10h, era grande a movimentação de pessoas na Praia de Ipanema, no trecho próximo ao Arpoador, e não havia fiscalização, como mostrou a GloboNews. No local, vários resgates de banhistas foram feitos pelos Bombeiros.

Na praia do Recreio, na Zona Oeste, também foi possível ver grande movimentação de pessoas na areia e no mar.

O decreto municipal liberou os ambulantes e o banho de mar na Fase 5, mas proíbe a permanência na areia.

No sábado (5), as praias também ficaram cheias. Segundo a Guarda Municipal, 11 barraqueiros foram notificados por alugar cadeiras, barracas e vender bebidas alcoólicas. Também foram apreendidos pelos fiscais 58 garrafas de vidro; 14 cadeiras de praia e 19 barracas.

Fase 6 da flexibilização

No dia 31 de agosto, a prefeitura anunciou a Fase 6 da flexibilização, que foi dividida em três fases.

Foram autorizados a reabrir museus, galerias de artes, parques de diversão, bibliotecas e centros culturais, desde que sigam as regras de ouro – redução da capacidade de público, distanciamento seguro, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool em gel, entre outras (confira abaixo as 10 regras de ouro).

Cinema, teatro, lonas e arenas continuam proibidos, assim como o banho de sol.

Relembre as principais regras nas praias: Ambulantes podem operar das 7h às 18h nas praias e logradouros, sem aluguel de cadeiras, mesas e barracas e sem bebida alcoólica; Banho de mar liberado, mas permanência na areia e uso de caixas térmicas proibidos; Prática da altinha continua proibida. [caption id="attachment_398042" align="aligncenter" width="502"] Regras de Ouro da Prefeitura do Rio para a reabertura da cidade (Foto: Infografia: Fernanda Garrafiel/G1)[/caption]