Brasil

Idosa cadeirante de 102 anos que teve AVC vence batalha contra a Covid-19

Segundo a dona Dirce Vieira Miranda, de Tatuí (SP), o segredo para a saúde e longevidade está na fé e na boa alimentação.

Por G1 02/08/2020 11h01
Idosa cadeirante de 102 anos que teve AVC vence batalha contra a Covid-19
Reprodução - Foto: Assessoria

Aos 102 anos, uma moradora de Tatuí que é cadeirante, teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e respira com a ajuda de oxigênio caseiro superou mais um obstáculo: a Covid-19.

Dirce Vieira Miranda testou positivo no dia 15 de junho, mas foi assintomática e não precisou ser internada para tratar a doença.

“O diagnóstico foi um choque para a família e a maior preocupação foi devido à idade e pelo quadro de saúde dela. Ela teve AVC e é cadeirante, por causa da fraqueza nas pernas, mas minha avó sempre foi muito forte e respondeu muito bem ao tratamento domiciliar”, conta Mara Miranda, neta de Dirce.

Inicialmente a idosa teve febre, mas a família acreditou que era em decorrência de uma infecção urinária. Apenas após 10 dias o exame foi colhido e deu positivo para a Covid-19.

“Uma das cuidadoras da minha avó teve sintomas de gripe e depois descobriu que era Covid, então nós acreditamos que minha avó tenha se infectado desta maneira, já que ela não sai de casa", explica.

Além da cuidadora e da dona Dirce, duas filhas da idosa também tiveram a doença, mas se recuperaram seguindo apenas o tratamento em isolamento domiciliar.

Mara conta que a família evitou passar muita informação sobre a doença, para não correr o risco de deixar a idosa nervosa. No entanto, ela recebeu explicações sobre os cuidados e a necessidade de manter o distanciamento social.

Segredo da longevidade

Viúva há 40 anos, dona Dirce é mãe de 18 filhos, mantém a vaidade e adora festas.

"Minha avó é uma pessoa extremamente lúcida, de ferro, ama de comandar tudo, adora plantas e festas e vai fazer 103 anos em outubro. Mesmo assim, com tantos anos de vida e tantas bagagens, continua sendo uma mulher muito vaidosa", diz Mara.

Segundo a dona Dirce, o segredo para a saúde de ferro e a longevidade está na fé e na boa alimentação.

"A mensagem que eu sempre passo é para que as pessoas comam alimentos saudáveis, sejam vaidosas e tenham fé em Deus. Sempre comi muito arroz, feijão, refogados de couve e chicória, doces caseiros de figo e cidra. É importante comer coisas caseiras", afirma Dirce.