Brasil

1 de abril de 2020 20:39

Brasil tem primeiro indígena infectado por coronavírus

A paciente, que é agente de saúde, mora na aldeia São José, em Santo Antônio do Içá, a cerca de 250 quilômetros da fronteira com a Colômbia

↑ Foto: Carlos Eduardo Ramirez / Reuters

Uma indígena da etnia Kokama, de 19 anos, teve resultado positivo para coronavírus. De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), ela é o primeiro caso de indígena confirmado com a doença no país. As informações são do jornal O Globo.

A paciente, que é agente de saúde, mora na aldeia São José, em Santo Antônio do Içá, a cerca de 250 quilômetros da fronteira com a Colômbia. O município tem no total quatro casos positivos para a Covid-19, entre eles um médico. A indígena teve contato com ele.

Os outros dois casos confirmados também são de homens, um de 38 e outro de 45 anos. Outras 54 pessoas são tratadas como casos suspeitos e aguardam resultado.

De acordo com o secretário de saúde do município, Francisco Ferreira Azevedo, a indígena que teve seu caso confirmado viajou a outros municípios do Alto Solimões, como Tabatinga. Ela atende em aldeias na região e retornou de viagem com febre, dores na cabeça e garganta e aperto no peito.

Pai, mãe, marido e filha da jovem estão sendo monitorados pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) como suspeitos. “Todos que tiveram contato direta ou indiretamente serão isolados”, afirmou ao O Globo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Santo Antônio do Içá, Andressa Jean.

Fonte: Isto É

Comentários

MAIS NO TH