Brasil

Prefeitura de Porto Alegre confirma primeira morte por coronavírus no RS

Paciente era uma mulher de 91 anos que estava na UTI; Prefeito Nelson Marchezan Júnior postou o caso nas redes sociais nesta madrugada, mas ainda não foi oficializado pela Secretaria Estadual da Saúde

Por G1 25/03/2020 10h25
Prefeitura de Porto Alegre confirma primeira morte por coronavírus no RS
Reprodução - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Porto Alegre confirmou a primeira morte por coronavírus na Capital e no Rio Grande do Sul. O prefeito Nelson Marchezan Jr. divulgou a informação na madrugada desta quarta-feira (25). O caso ainda não foi oficializado pela Secretaria Estadual da Saúde.

A vítima é uma mulher de 91 anos que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Moinhos de Vento.

Até a noite de terça, eram mais de 2,2 mil casos confirmados em todo o Brasil, e 47 mortes. A maioria em São Paulo e Rio de Janeiro, além de uma investigada no Amazonas, que não entrou no último boletim do Ministério da Saúde.

Marchezan afirmou que "chegamos a um triste patamar".

"Deveríamos começar a contabilizar a contaminação do vírus pelo número de pessoas na UTI. Tinham nove confirmadas e 26 com suspeitas. A partir de hoje, temos o primeiro óbito, que é mais um número que passa a fazer parte do nosso acompanhamento”, relata o prefeito.

Pela contabilização da Secretaria Estadual de Saúde, Porto Alegre tem 47 casos confirmados. Já a Secretaria Municipal de Porto Alegre informa um número maior – 81 casos.

Na última atualização da Secretaria Estaduald a Saúde, feita na terça-feira (24), haviam 112 casos confirmados no estado, e nenhuma morte. Trinta e cinco cidades já têm registro da doença.

“Que a tristeza dessa primeira morte e tristeza da família dessas pessoas que estão na UTI sirva de referência para que os porto-alegrenses sigam de forma mais firme e com mais convicção a orientação do isolamento, principalmente daquelas pessoas com mais de 60 anos”, concluiu o prefeito.