Brasil

Coronavírus: PM pode interditar as praias para evitar aglomerações

Governador explicou medidas contra o vírus na tarde desta sexta.Acesso a shoppings também poderá ser restrito e recomendação é que se suspendam cultos e missas.

Por G1 13/03/2020 21h03
Coronavírus: PM pode interditar as praias para evitar aglomerações
Reprodução - Foto: Assessoria

O governador Wilson Witzel disse na tarde desta sexta-feira (13) que a PM poderá interditar as praias do Rio de Janeiro para evitar aglomerações que facilitem a transmissão do novo coronavírus.

Shoppings também podem acesso restrito e o governo recomenda que também se suspendam cultos e missas. Jogos devem acontecer de portas fechadas - a rodada do Campeonato Carioca neste fim de semana já terá este modelo, segundo o governador.

"Nós não permitiremos aglomeração na praia. O momento é de ficar em casa para que possa ser controlada a epidemia", disse Witzel. Veja abaixo as declarações do governador e secretário de Saúde: Shoppings

"Cada secretário estará com um grupo de empresários de cada setor - restaurantes, bares, shoppings - para abordar essas questões de segurança. Vamos conversar e talvez restringir o acesso aos shoppings", afirmou.

Praias

"Punições são possíveis, mas por enquanto ainda se conta com a boa vontade coletiva", acrescentou. "Como a gente vive em um estado democrático de direito eu espero que o cidadão faça o papel de cidadão e que não vá à praia", diz o secretário de Saúde, Edmar Santos.

Manifestações

"É importante conscientizar a população de que não partiria de mim uma proibição com fundamentos políticos e ideológicos. Manifestações são bem vindas", disse ainda Witzel, sobre eventuais manifestações políticas.

Eventos religiosos e cinema

"Para as pessoas e para os líderes religiosos, onde está citado ali os cinemas e outras aglomerações e afins, estão as igrejas. Os líderes religiosos precisam ver como prestam assistência espiritual sem que haja risco. Cabe a cada um decidir", disse Edmar Santos.

Permanecer em casa

"Pessoas em home office e crianças que estão de férias devem ficar em casa a maior parte do tempo, caso contrário não há sentido na medida. Não é para ficar circulando. Estamos falando de risco de vidas. Não há o que se discutir", acrescentou o secretário.

Sem risco de desabastecimento, diz Witzel

O governador disse ainda que não há risco de desabastecimento de comida e fez um apelo para que não aconteça uma corrida aos mercados.

"Aos poucos vamos melhorando essas restrições. Não precisa correr. Não há necessidade. Temos condições de abastecer os supermercados de acordo com a necessidade. Pessoas que fazem uso de restaurantes vão precisar se restringir nos próximos 15 dias. Se preciso for, vamos fechar os supermercados para evitar aglomerações", afirmou.

Compensação financeira

O governador Wilson Witzel também defendeu um fundo de compensação aos estados pelos gastos com a pandemia.

"Quero solicitar ao presidente Jair Bolsonaro que crie imediatamente um programa de compensação financeira utilizando as reservas cambiais e se preciso for o BNDES. É preciso criar um fundo de compensação, não podemos suportar esse peso sozinho. Contingenciei R$ 3 bilhões. Por enquanto deve ser o bastante", explicou.