Brasil

Chamada Pública para aquisição de gás natural recebe mais de 20 propostas

Dirigentes das sete concessionárias da região avaliam como “histórico” o resultado da iniciativa que pretende atrair condições comerciais mais favoráveis ao mercado

Por Por Isabela Souza com Assessoria 17/04/2019 09h05
Chamada Pública para aquisição de gás natural recebe mais de 20 propostas
Reprodução - Foto: Assessoria

As distribuidoras de gás natural dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe alcançaram um resultado significativo na chamada pública para aquisição de gás natural. O prazo de entrega das propostas terminou na última sexta-feira (12) e foram recebidas, de nove empresas diferentes entre players nacionais e internacionais, um total de 23 propostas, que contemplaram 38 modalidades de suprimentos, fato considerado histórico pelos dirigentes das distribuidoras da região.

Agora, as propostas recebidas serão encaminhadas para análise de aderência e conformidade ao edital de cada concessionária. Com a chamada pública coordenada, que reúne as distribuidoras Algás, Bahiagás, Cegás, Pbgás, Copergás, Potigás e Sergás, o intuito é diversificar as fontes supridoras de gás natural e buscar preços mais competitivos para obter condições mais favoráveis de desenvolvimento e competitividade às indústrias da região. Nessa linha, as distribuidoras reforçam ainda mais o seu papel de expansão das redes de distribuição, buscando atender cada vez mais consumidores.

A região do Nordeste, fora do eixo Rio–São Paulo, possui atualmente o maior mercado do setor, o que atrai a atenção de grupos nacionais e internacionais da cadeia produtiva do gás natural. Para a Chamada, as distribuidoras do Nordeste somam um volume potencial de aquisição de 9,4 milhões de metros cúbicos diários do combustível.

Chamada pública coordenada na região Sul

Na região Sul do país, cujo volume potencial de aquisição é de 9,9 milhões de metros cúbicos diários de gás natural, o resultado da chamada pública das distribuidoras também foi considerado um sucesso. O prazo de entrega das propostas terminou no dia 29 de março e foram recebidas 51 propostas, de 15 empresas diferentes, o que surpreendeu positivamente os dirigentes locais. Dentre as empresas que apresentaram propostas para as empresas do Sul estão seisplayers globais, três comercializadoras, três de gás de síntese/renovável e três de gás natural liquefeito small scale.