Brasil

Jovens apoiados pelo Instituto NET Claro Embratel criam manifestos pela sustentabilidade

Declarações criadas coletivamente pelos estudantes serão apresentadas em evento que contará com representantes da ONU e do Unicef

Por ASsessoria 26/02/2019 08h07
Jovens apoiados pelo Instituto NET Claro Embratel criam manifestos pela sustentabilidade
Reprodução - Foto: Assessoria

Trinta e sete estudantes que participam de ações sociais apoiadas pelo Instituto NET Claro Embratel na cidade do Rio de Janeiro vão escrever três manifestos dedicados a tornar o mundo um lugar melhor e mais sustentável por meio da inovação e da tecnologia. As declarações, baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), serão apresentadas por quatro dos jovens redatores durante a roda de conversa “Inovação e Tecnologia para um futuro sustentável”, que contará com a mediação da jornalista e apresentadora Astrid Fontenelle. Ainda no evento, será aberta uma votação que deverá eleger o manifesto que mais representa a busca por uma vida digna, inovadora e sustentável.

A iniciativa promovida pelo Instituto faz parte do evento “Diálogos Gigantes – Ideias que transformam”, a ser realizado quarta-feira (27/2), no Theatro NET Rio, e contará com a presença de representantes da ONU, Unicef e da Fundação Gol de Letra. “Dar voz aos jovens e trazê-los para o centro da discussão é de extrema relevância para que eles contribuam com o futuro do país. A construção do manifesto vai ao encontro do compromisso que o Instituto NET Claro Embratel carrega em seu DNA para superar as barreiras geográficas e sociais por meio da educação, inclusão e tecnologia,promovendo uma sociedade mais justa, com maior acesso ao conhecimento e mais conectada”, comenta Daniely Gomiero, vice-presidente de Projetos do Instituto NET Claro Embratel e diretora de Responsabilidade Social e Comunicação da Claro Brasil.

Os jovens que vão desenvolver os manifestos participam de programas como o Dupla Escola - que oferece formação técnica profissionalizante em telecomunicações com modelo integrado ao ensino médio; Ação Social Pela Música - voltado à inclusão social por meio do ensino da música clássica para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social; Campus Mobile - concurso de ideias e soluções mobile para melhorias da sociedade; e da parceria com o Unicef para redução do número de jovens em situação de distorção idade-série nas escolas.

Como parte do processo de criação dos manifestos, os jovens participarão de uma imersão no dia anterior ao evento. Com o apoio de facilitadores, e por meio de metodologia específica, eles serão incentivados a considerar diferentes abordagens para o conteúdo das declarações que serão apresentadas durante o Diálogos Gigantes, e que ficarão disponíveis para votação por meio do site do Instituto NET Claro Embratel. Nesse dia, Gustavo Barreto, do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil, também estará presente para contribuir com o desenvolvimento dos manifestos.

Assim como outras edições dos Diálogos Gigantes, o evento contará com transmissão ao vivo por meio da página do Instituto NET Claro Embratel nofacebook, a partir das 19h. Os espectadores também poderão interagir com perguntas para a roda de conversa, por meio das redes sociais do Instituto.

Trabalhos a todo vapor

 Com pouco menos de dois meses do início do ano, o Instituto NET Claro Embratel já realizou diversas ações Brasil à fora.

No início de fevereiro, o Instituto definiu os projetos finalistas do Campus Mobile, após uma semana inteira de monitoria presencial em São Paulo (SP), com o objetivo de aperfeiçoar os projetos inscritos e que estão concorrendo a uma imersão no Vale do Silício, em São Francisco (CA) nos Estados Unidos.

O projeto Pé-de-Pincha, apoiado pelo Instituto, também foi destaque este mês. O Instituto apoiou a devolução de mais de sete mil filhotes de tracajás – réptil da ordem dos quelônios, como tartarugas, cágados e jabutis - ao seu habitat natural nas comunidades de Mamori e Igapó-Açú, no Amazonas.