Brasil

Defesa pessoal pode contribuir para a redução dos índices de violência no Brasil

É possível tornar a população mais atenta, colaborativa e menos suscetível por meio de treinamentos como o Krav Maga, a defesa pessoal israelense

Por Assessoria 11/06/2018 19h56
Defesa pessoal pode contribuir para a redução dos índices de violência no Brasil
Reprodução - Foto: Assessoria

De acordo com o Atlas da Violência de 2018, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o número de 62.517 assassinatos cometidos no país em 2016 (base do relatório) coloca o Brasil em um patamar 30 vezes maior do que o da Europa. Em 2016, pela primeira vez na história, o número de homicídios no Brasil superou a casa dos 60 mil em um ano.

Só na última década, 553 mil brasileiros perderam a vida por morte violenta, ou seja, um total de 153 mortes por dia. Os homicídios representam quase 10% do total das mortes no país e atingem principalmente os homens jovens: 56,5% de óbitos dos brasileiros entre 15 e 19 anos foram mortes violentas em 2016. Já a taxa de homicídios de mulheres, em 10 anos, aumentou 15,4%.

Alagoas tinha a 2ª pior taxa de homicídios no país em 2016, quando o estado tinha taxa de 54,2 mortos por 100 mil habitantes. No total, foram registrados 1.820 homicídios. Os jovens ocupam o topo da lista de violência. Nesse quesito, Alagoas também fica na 2ª colocação, com média de 122,2 mortes de jovens homens para cada 100 mil habitantes. O Atlas revela ainda que 101 mulheres foram assassinadas em 2016 e que cerca de 500 foram estupradas.

Quando o assunto é defesa pessoal, o primeiro questionamento é: a reação pode ser um fator de agravamento da violência?

Segundo explica Grão Mestre Kobi Lichtenstein, o responsável por introduzir o Krav Maga, a defesa pessoal israelense, no Brasil, tudo o que fazemos é uma reação e a questão está no controle dessas reações. “Quando nos deparamos com uma agressão, muitos de nós podem se desesperar, muitos podem chorar, muitos podem agir impulsivamente. O treinamento adequado de Krav Maga nos dá a possibilidade de controlar nossas reações e de agirmos dentro de nossa área de segurança”, afirma.

Treinamento adequado torna as pessoas mais atentas

Grão Mestre Kobi explica que o treinamento de defesa pessoal bem executado prepara as pessoas para que fiquem mais atentas às situações de risco. Olhar ao redor, ouvir atentamente, perceber movimentos, ou seja, estar atento pode ser a chave para que o risco seja menor e para que não nos coloquemos em perigo.

O Krav Maga e o controle de suas reações

Caso o ataque ocorra, o treinamento adequado de Krav Maga faz com que em uma fração de tempo, o praticante avalie as condições do ataque e as suas condições de defesa. “Se, por exemplo, o assaltante quer meu relógio e eu acho que vale a pena entregar e não colocar minha vida em risco, é uma opção, ou seja, uma reação controlada”, explica Grâo Mestre Kobi.

Ele completa: “se eu percebo que a minha vida ou a vida de terceiros está em risco, eu sei que o Krav Maga me dá possibilidades de avaliar aquela situação – quantas pessoas estão me ameaçando, se estão armadas ou não – e de reagir com segurança para voltar para casa inteiro”.

Defesa pessoa exige responsabilidade

Com o aumento constante dos índices de violência, a procura por modalidades de defesa pessoal aumentou muito no Brasil.

O Krav Maga não é esporte. A modalidade é mundialmente reconhecida como defesa pessoal e não como arte marcial. Dessa forma, por tratar da segurança e da vida das pessoas, o ensino e a difusão da modalidade exige extrema responsabilidade.

A Federação Sul Americana de Krav Maga é a única representante oficial da modalidade no Brasil, México e Argentina e detentora da marca Krav Maga no Brasil.

Trata-se da entidade presidida por Grão Mestre Kobi, que foi aluno direto do criador do Krav Maga, Imi Lichtenfeld, e foi o primeiro faixa-preta de Imi a sair do estado de Israel para difundir a modalidade.

Grão Mestre Kobi chegou ao Brasil em 1990 e ao longo destes anos vem realizando um trabalho extremamente sério e responsável na difusão da técnica. Ainda hoje, o método de prática e de ensino que aplica é o mesmo criado por Imi Lichtenfeld e utilizado em Israel.

Grão Mestre Kobi supervisiona pessoalmente a prática e a divulgação do Krav Maga no Brasil, na Argentina e no México, mantendo o alto nível ético e técnico dos instrutores e alunos, seguindo os passos ditados por Imi. É ele quem aplica, pessoalmente, os exames de graduação de cada um de seus alunos, dentro e fora do Brasil.

Como funciona a técnica

O treinamento orientado por profissionais qualificados transmite aos praticantes as diversas possibilidades de defesa. Os detalhes tornam a técnica eficiente e a instrução bem executada, prepara o aluno para enfrentar qualquer tipo de agressão.

Do ponto de vista físico, o princípio desta modalidade de defesa é que os exercícios sejam exequíveis por qualquer pessoa, em seu ritmo próprio, respeitando o limite de seu corpo. Ainda assim, há o estímulo para que os alunos se exercitem diariamente.

Emocionalmente, o Krav Maga forma pessoas mais seguras. Para se enfrentar situações de risco é preciso capacidade mental e isso se adquire por meio de práticas orientadas pelo instrutor.

A prática também influencia no comportamento. Atenção, disciplina e seriedade, saber diferenciar o certo do errado, usar o autocontrole, tudo isso é praticado.

O resultado de tudo extrapola os treinamentos e se reflete na qualidade de vida das pessoas. Hoje, civis e militares adotam o Krav Maga no mundo inteiro por sua eficiência em combate.