Brasil

Confronto entre PMs e criminosos deixa ao menos seis mortos

Moradores relatam intenso tiroteio desde o começo da manhã. Prefeitura orientou motoristas a evitarem circular pela região.

Por G1 24/03/2018 13h04
Confronto entre PMs e criminosos deixa ao menos seis mortos
Reprodução - Foto: Assessoria

Uma operação policial na Rocinha, Zona Sul do Rio, deixa moradores apreensivos desde o começo da manhã deste sábado (24). O intenso tiroteio deixou ao menos seis mortos. Segundo a polícia, as vítimas tinham envolvimento com o tráfico de drogas.

De acordo com a Polícia Militar, a operação é realizada pelo Batalhão de Choque. A corporação informou que os policiais entraram em confronto com criminosos em pelo menos dois pontos da comunidade: na Rua 2 e na localidade conhecida como Roupa Suja.

(Foto: Karina Almeida/G1)

Em nota, a PM informou que "após cessar a situação, seis criminosos feridos foram encontrados e socorridos ao Hospital Municipal Miguel Couto e com eles foram apreendidos um fuzil, seis pistolas e duas granadas".

Na 11ª DP (Rocinha), os agentes informaram à TV Globo que os seis baleados não resistiram e morreram após serem envaminhados ao hospital.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio emitiu alerta em suas redes sociais informando que, por conta da operação policial, a Autoestrada Lagoa-Barra pode ter bloqueios no trânsito a qualquer momento. Por isso, a orientação aos motoristas é que evitem circular pela via e procurem rotas alternativas.

A Rocinha é alvo de operações constantes desde setembro do ano passado, quando teve início uma guerra entre facções criminosas rivais na comunidade.

'Chegaram esculachando'

Parentes das vítimas começaram a chegar no Hospital Miguel Couto por volta das 11h. Exaltados, não quiseram gravar entrevistas.

Parentes das vítimas baleadas na Rocinha chegam ao Hospital Miguel Couto, na Gávea (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1 )

O pai de Matheus da Silva Duarte de Oliveira, de 19 anos, contou que o filho foi baleado nas costas. Ele afirmou que o rapaz não tinha envolvimento com a criminalidade e que participava de um baile funk na localidade conhecida como Roupa Suja quando os policiais militares chegaram no local, por volta das 5h50.

“Mataram meu filho. Tinha 19 anos, sou trabalhador, sou cobrador de van. Eles já chegaram esculachando morador, dando tapa na cara. Mataram meu filho com um tiro nas costas”, disse o pai, que não se identificou, acrescentando que o filho estava procurando emprego e que ele sempre dava dinheiro para o filho.

PM e morador mortos

Na quarta-feira (21), outro confronto na Rocinha deixou um policial militar e um morador da comunidade mortos durante troca de tiros.

As vítimas foram o soldado Filipe Santos Mesquita e o ambulante Antônio Ferreira da Silva, de 70 anos, conhecido como Marechal.

O policial Mesquita tentava se aproximar dos moradores, inclusive as crianças (Foto: Reprodução)

Segundo informações preliminares, Marechal teria tentado proteger o PM, após este ter sido baleado, e ainda devolveu o fuzil do policial aos outros militares. “Recebemos essa informação. Há uma possibilidade de isso ter ocorrido, mas ainda precisamos fazer novas diligências e avançar com a investigação para podermos confirmar que isso foi de fato o que aconteceu”, disse o delegado da Divisão de Homicídios, Breno Carnevale. O soldado Filipe de Mesquita sonhava desde criança em ser policial militar, inspirado pelo exemplo do pai. "Ele era muito do bem. Tinha essa ideia de mudar o mundo", contou à BBC Brasil a designer Letícia Miranda, amiga de infância e vizinha do policial que trabalhava na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha.                            

Morador conhecido como Marechal morreu na Rocinha (Foto: Reprodução)