Brasil

Em anúncio de festa, mulher 'emagrece' dentro de copo de bebida e internautas criticam

Nas redes, usuários consideraram machista e 'gordofóbica' publicação de bar em Ribeirão Preto. Direção da casa noturna informou que post foi impensado

Por G1 01/02/2018 08h21
Em anúncio de festa, mulher 'emagrece' dentro de copo de bebida e internautas criticam
Reprodução - Foto: Assessoria

A publicidade de uma festa, em um bar de Ribeirão Preto (SP), virou alvo de polêmica nas redes sociais sob críticas de ser pejorativa e expor pessoas acima do peso ao ridículo.

A imagem de uma mulher, transformada em uma mais magra dentro de um copo de bebida, foi utilizada para ilustrar a propaganda de uma festa com "tequileiros de hora em hora" no West Pub, na zona sul da cidade, há uma semana.

A publicação, que já foi apagada da página do bar no Facebook, motivou repúdio entre internautas, que a consideraram "gordofóbica" e machista.

"Quando eu vi o post, na hora eu pensei nas meninas que não saem de casa por pessoas assim, porque a gente vive em uma sociedade preconceituosa. Têm muitas mulheres que se odeiam. Ver uma propaganda dessa trava mais ainda", afirma Mariana Tremeschin, empresária de 28 anos, líder de um movimeno plus size em Ribeirão Preto.

O G1 entrou em contato com o West Pub na terça-feira (30) e foi informado pela gerência e por um responsável pelas relações públicas que seria enviada uma nota sobre o caso, mas a reportagem não recebeu nenhum posicionamento oficial até a publicação desta matéria, mesmo após insistir com o pedido de retorno na quarta-feira (31).

'Propaganda infeliz'

Mariana conta que nunca frequentou a casa, mas se sentiu ofendida pelos comentários.

Apesar de serem recorrentes manifestações agressivas, ela conta que na cidade é a primeira vez que vê algo parecido. "A gente passa diariamente por situações gordofóbicas, mas acho que essa foi chave", afirma a empresária.

Para a maior parte dos comentários que criticaram a propaganda nas redes, o principal argumento foi de que o post utilizado pelo bar é agressivo em relação aos gordos. “Jamais será legal postagem que expõe as pessoas ao ridículo. Todos merecem respeito", afirmou o responsável por um perfil que repercutiu a publicidade no Facebook.

"Em pleno século XXI, objetificando a mulher e desmerecendo pessoas que não se encaixam no padrão de beleza por eles aceitável. Lamentável isso”, escreveu uma mulher.

“Propaganda infeliz! É aquele ditado, fala o quer, escuta o que não quer! Ficou feio!”, escreveu outro internauta, em apoio às críticas.

Por outro lado, teve gente que considerou o repúdio hipócrita e que a publicidade reflete a forma de pensar de muita gente. "A verdade é essa ué, processa lá e seja hipócrita porque 90% da população pensa assim”, disse um internauta.

Uma mulher tomou o mesmo posicionamento: “O pior de td isso é a hipocrisia das pessoas. Se indignam nas redes sociais mas sozinhos dão risada."

No mesmo dia, uma internauta considerou a propaganda ofensiva, mas realista.

"Pessoas gordas, gordinhas, obesas como essa mulher na foto são marginalizados sim. Essa é a sociedade que vivemos. Não tem como fugir. Viram as fotos das pessoas que frequentam esse lugar? Pessoas magras. Não vi foto de nenhuma pessoa robusta. É aquilo. Ou saiba conviver com a marginalização latente, explicita ou enrustida ou mude”, postou.