Brasil

Minas Gerais confirma morte de homem por febre amarela

Agora, o número de mortes por febre amarela em Minas, desde dezembro de 2017, pode chegar a 30; segundo prefeitura de Alvinópolis, o homem não havia tomado a vacina

Por G1 29/01/2018 11h57
Minas Gerais confirma morte de homem por febre amarela
Reprodução - Foto: Assessoria

Prefeitura de Alvinópolis, na Região Central de Minas Gerais, confirmou nesta segunda-feira (29) a morte de um homem de 67 anos vítima de febre amarela.

Na terça-feira (23), a Secretaria de Saúde de Minas Gerais divulgou um balanço estadual com 25 mortes em decorrência da febre amarela. Após esta data, outras 5 mortes foram confirmadas por prefeituras, sendo duas em Brumadinho, uma em Belo Horizonte, uma em Juiz de Fora e esta registrada em Alvinópolis. A expectativa é que o próximo balanço estadual seja divulgado nesta terça-feira (30).

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde de Alvinópolis, Cristina Mendes Romão, a vítima morreu no último dia 24 no Hospital Arnaldo Gavazza, em Ponte Nova, na Zona da Mata mineira.

Ainda segundo ela, a confirmação por febre amarela foi confirmada por um exame feito pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. O resultado foi divulgado pelo órgão na quinta-feira (25).

Cristina contou que o homem de 67 anos não havia sido vacinado e que ele morava na zona urbana de Alvinópolis, mas tinha histórico de frequentar áreas rurais como o Arraial Mostarda e o Distrito Fonseca porque ele era trabalhador rural.

O governo de Minas Gerais decretou situação de emergência em cinco áreas do estado, somando 162 municípios.

O que é a febre amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infectados. Em área rural ou de floresta, os macacos são os principais hospedeiros e a transmissão ocorre pela picada dos mosquitos transmissores infectados Haemagogus e Sabethes. Nas cidades, a doença pode ser transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.