Brasil

Programação marca os cinco anos da tragédia da boate Kiss em Santa Maria

Programação inclui palestra sobre livro que aborda a tragédia, exibição de documentário, lançamento de concurso para construção de memorial entre outras atividades

Por G1 26/01/2018 08h16
Programação marca os cinco anos da tragédia da boate Kiss em Santa Maria
Reprodução - Foto: Assessoria

No sábado (27), a tragédia da boate Kiss completa cinco anos, período marcado pela busca dos sobreviventes e familiares por Justiça. Para marcar a data, estão programados diversos eventos, incluindo o lançamento de um livro.

O lançamento do livro da jornalista mineira Daniela Arbex foi realizado em Santa Maria no Teatro 13 de Maio, na noite de quinta-feira (25). Ela é autora do Holocausto Brasileiro, que fala sobre um hospício em Minas Gerais.

Mas a programação continua nos próximos dias. Nesta sexta (26) será exibido um documentário, e no sábado as atividades começam a partir das 9h. Confira a programação:

Sexta-feira 20h30 - Exibição do documentário "Depois Daquele Dia", de Luciane Treulieb, irmã de João Aloísio Treulieb, vítima da tragédia. Na Praça Saldanha Marinho; 21h30 - Caminhada iluminada por velas, da Praça Saldanha Marinho até o local onde funcionava a boate, na Rua dos Andradas; 22h45 - Cânticos e orações; 0h - Vigília em frente ao prédio da boate. Sábado 9h - Lançamento do concurso público de projetos arquitetônicos para a construção do Memorial às Vítimas da Kiss, com abertura das inscrições, no Salão Azul do Conjunto 1 da Unifra; 10h - Apresentação "Cinco anos de busca por Justiça", com o diretor jurídico da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Paulo Carvalho; 17h20 - Corneteiro da 3ª Divisão de Exército (3ª DE) fará uma homenagem às vítimas da tragédia, com "O Toque de Silêncio (também conhecido como Taps)", na Praça Saldanha Marinho; 17h30 - jornalista Daniela Arbex fala sobre seu livro "Todo Dia a Mesma Noite"; 17h40 - IAB/RS faz apresentação sobre o concurso público para o Memorial às Vítimas da Kiss; 18h - Representante da Organização das Nações Unidas (ONU) fala sobre a participação da entidade na construção do Memorial; 18h20 - Diretor jurídico da AVTSM, Paulo Carvalho, e o advogado da AVTSM, Pedro Barcellos Jr., abordarão as violações dos direitos humanos pelo Estado brasileiro, em especial no caso Kiss; 18h50 - Homenagens do Coral Illumina, do cantor Beto Pires, da Moça dos Gestos e da Royale Escola de Dança; 19h45 - Presidente da AVTSM, Sergio da Silva, fala aos presentes; 19h50 - Culto ecumênico; 20h30 - Toque de sinos para lembrar as vítimas da tragédia; 21h - Soltura de balões por familiares de vítimas, seguida pelo toque de corneta por um integrante da Base Aérea de Santa Maria e pela cantora Deborah Rosa.