Brasil

Globocop flagra criminosos descarregando carga de aparelhos eletrônicos roubada no Rio

Flagrante ocorreu no Morro Camarista Méier, no Complexo do Lins, Zona Norte da capital fluminense; Policiais recuperaram carros roubados, parte do material e pelo menos seis pessoas foram presas

Por G1 12/01/2018 11h00
Globocop flagra criminosos descarregando carga de aparelhos eletrônicos roubada no Rio
Reprodução - Foto: Assessoria

O Globocop flagrou na manhã desta sexta-feira (12) criminosos descarregando aparelhos eletrônicos de uma pick-up no Morro Camarista Meier, no Complexo do Lins, Zona Norte do Rio, além de um depósito a céu aberto de mercadorias roubadas.

Este foi o terceiro flagrante semelhante feito em um mês. Policiais recuperaram carros roubados, parte do material e pelo menos seis pessoas foram presas.

O flagrante aconteceu um dia após a Polícia Civil prender dez pessoas durante uma grande operação de combate ao roubo de cargas na capital e na Baixada Fluminense.

Nas cenas registradas pelo Globocop é possível ver que os criminosos agem tranquilamente. O homem que carrega o fuzil caminha calmamente enquanto outros homens retiram da caçamba da pick-up diversos televisores.

O Bom Dia Rio apurou que a pick-up era roubada. Uma equipe policial estava na parte baixa do morro, mas não se sabe se em perseguição aos criminosos.

O Globocop flagrou, ainda, que há no alto do Camarista Méier uma espécie de depósito a céu aberto de cargas roubadas. São diversos os produtos empilhados no meio da rua.

Enquanto as cenas eram transmitidas ao vivo, o Globocop registrou a movimentação de outro carro na comunidade que, conforme o Bom Dia Rio apurou, também era roubado.

O 190 foi acionado pelo apresentador Flávio Fachel com o Bom Dia Rio no ar enquanto o helicóptero registrava este segundo veículo, um HB20 também carregado com mercadorias roubadas, descendo as ladeiras da comunidade em alta velocidade.

Cerca de 15 minutos após a Polícia Militar ter sido acionada pelo apresentador, chegou à comunidade uma equipe de aproximadamente 20 policiais acompanhada pelo blindado da UPP Lins.

A chegada da polícia ocorreu, no entanto, depois que o grupo criminoso já estava fugindo pela parte mais alta da comunidade.

Às 8h09, os policiais apreenderam os carros roubados usados pelos criminosos e parte das mercadorias levadas. Pelo menos três homens foram presos. Outros flagrantes

Em dezembro, num intervalo de apenas uma semana, o Globocop flagrou dois roubos de carga na Zona Norte do Rio.

No dia 15, também no Complexo do Lins, duas carretas estavam sendo descarregada pelos criminosos, por volta das 7h, na Rua Engenheiro Eufrásio Borges, que fica entre as comunidades do Gambá e da Cachoeira. A polícia chegou ao local mais de meia hora após o crime ter sido denunciado.

No dia 8, outro flagrante ocorreu no Complexo da Pedreira, a cerca de 1 km de onde a Força Nacional montava uma barreira. Logo depois do Globocop registrar as imagens, o comando da Polícia Militar mobilizou agentes que estavam em uma operação em Acari, que fica próximo ao local.

Conluio com o tráfico de drogas

Durante a coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira na Cidade da Polícia sobre a operação da Polícia Civil realizada para desmantelar uma quadrilha especializada no roubo de cargas no estado, o chefe da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas, delegado Hilton Alonso, afirmou que há ligação direta entre o roubo de cargas e o tráfico de drogas.

"O tráfico de drogas também fomenta o roubo de cargas, porque cede equipamentos e fica com parte do lucro", afirmou o delegado.

O titular da 64ª DP, Moisés Santana, que comandou a operação, acrescentou que as investigações comprovaram que traficantes ficam com parte do dinheiro arrecadado pelos assaltantes e que o valor é revertido na compra de armas.

Santana enfatizou, ainda, que a atuação dos assaltantes depende de autorização prévia por parte dos traficantes, daí a relação direta entre os dois crimes.

"Eles dependem de autorização do tráfico para realizar esses roubos nas imediações dessas localidades dominadas por facções criminosas", esclareceu o delegado.

Diante disso, o titular da Delegacia de Furtos e Roubos afirmou que a especializada também está investigando o tráfico de drogas, e que os traficantes envolvidos com este tipo de crime vão responder a inquérito duplo.

Além disso, segundo ele, traficantes que estão em cumprimento de pena terão a transferência para presídios federais solicitada pela Polícia Civil.

“Toda a comunidade onde está havendo o transbordo [de cargas roubadas] e que há o tráfico de drogas que domine a região, ou mesmo a milícia, mas principalmente o tráfico de drogas será investigada e responsabilizada por isso", afirmou Alonso.

"Os seus integrantes também irão responder a inquérito sobre estes roubos e os que já estiverem presos, tendo um poder sobre estas regiões, serão responsabilizados também e será representado pela sua transferência para presídios federais”, disse o delegado.

O Complexo do Lins é formado por 12 favelas e tem intenso tráfico de drogas. No final do ano passado, a polícia chegou a realizar uma grande operação na região. O objetivo era identificar e prender os criminosos envolvidos no assassinato do tenente-coronel Luiz Gustavo Lima Teixeira, que atuava como comandante do 3° BPM (Méier).

A operação visava cumprir 14 mandados de prisão, mas apenas três tiveram sucesso.

[gallery ids="29207,29208,29209" columns="4"]