Brasil

Torcedores começam homenagens para vítimas do acidente com voo da Chape

Eles se reuniram em frente à Catedral de Chapecó e caminharam até o estádio Arena Condá

Por G1 SC 28/11/2017 23h29
Torcedores começam homenagens para vítimas do acidente com voo da Chape
Reprodução - Foto: Assessoria
Torcedores da torcida organizada Barra da Chape, da Chapecoense, começaram, por volta das 20h desta terça-feira (28), em Chapecó, no Oeste catarinense, as homenagens às vítimas do acidente com o avião que levava a delegação do time. A queda da aeronave completa um ano nesta quarta (29). Foram 71 mortos e seis sobreviventes.

A partir das 19h30, os torcedores se reuniram em frente à Catedral Santo Antônio, no Centro da cidade. Às 20h, eles iniciaram uma caminhada em direção ao estádio da Chapecoense, a Arena Condá, onde chegaram por volta das 21h.

Os torcedores levaram sinalizadores e bandeiras e as homenagens feitas por eles lembraram uma festa de torcida. Enquanto caminhavam, a maioria com camisas do time, carregavam faixas com dizeres como “eternos campeões”, “jamais esqueceremos e por vocês sempre cantaremos” e “sempre recordaremos a campeã Chapecoense”.

Quando chegaram à Arena Condá, os torcedores pararam os gritos e as músicas e entraram em silêncio no estádio. A torcida Barra da Chape se posicionou na arquibancada do estádio no mesmo lugar onde ficam para assistir aos jogos, mas em silêncio.

Por volta das 21h50, os torcedores começaram a cantar e acender sinalizadores na Arena Condá. Outros visitavam o estádio, faziam uma oração, uma homenagem, e saíam do local.

Programação

Nesta terça, a Arena Condá ficou aberta o dia todo para receber quem quiser prestar condolências. À meia-noite haverá momento de oração na Arena Condá. Depois, está prevista procissão luminosa até a Catedral do município. Lá será realizada oração conclusiva e, à 1h15, tocarão os sinos. Na sequência, deverá ser iniciada uma vigília, que será concluída com missa de um ano do acidente no dia 29, às 18h30.

Homenagens na Colômbia

Nesta terça, a Chapecoense também foi homenageada na Colômbia. Uma missa foi realizada no monte que agora leva o nome da Chapecoense, local onde restou a fuselagem do avião. Um altar foi levantado. Duas cruzes de madeira dominavam a vista de dezenas de pessoas que compareceram com a camisa do Atlético Nacional.

Mais cedo, no parque em La Unión, cidade onde ocorreu a queda do avião, a Chapecoense foi homenageada com uma placa e uma cápsula do tempo, contendo uma camisa do Atlético Nacional, time colombiano que enfrentaria os catarinenses na final da Copa Sul-Americana.