Brasil

Fotos flagram manobras de moto aquática instantes antes de jovem ser morto em SP

Elvis dos Santos, de 27 anos, morreu após ser atingido por bote rebocado em moto aquática, nesta quarta-feira (15)

16/11/2017 08h07
Fotos flagram manobras de moto aquática instantes antes de jovem ser morto em SP
Reprodução - Foto: Assessoria

Imagens obtidas pelo G1 na manhã desta quinta-feira (16) mostram a dupla que pilotava uma moto aquática em Itanhaém, no litoral de São Paulo, fazendo manobras arriscadas instantes antes de atropelar e matar o jovem Elvis Presley dos Santos, de 27 anos. A vítima morreu após ser atingida no rosto pelo equipamento. A Polícia Civil apreendeu o veículo e a Marinha do Brasil abriu investigação sobre o caso.

Em entrevista ao G1, também na manhã desta quinta-feira (16), o tio de Elvis Presley, Jefferson Santos, conta que o jovem era cabeleireiro e morava com a avó em São Vicente, assim como toda a família. Desde 2009, Santos tem uma casa em Itanhaém na área conhecida como ‘prainha’, onde costumam passar os fins de semana e feriados, no exato local onde o acidente aconteceu.

Nesta quarta-feira, a família estava em Itanhaém curtindo o dia de folga. Segundo o tio de Elvis Presley, o sobrinho estava nadando na parte rasa do Rio, que não oferecia perigo, quando foi atingido de costas pelo bote que estava sendo rebocado pela moto aquática. Elvis desmaiou e afundou. Ele foi levado até uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel (Samu), mas não foi possível reanimá-lo.

Fotos tiradas pela família instantes antes do acidente mostram que o condutor da moto aquática que atropelou Elvis Presley estava fazendo várias manobras perigosas no Rio Preto. Segundo a polícia, Luiz Henrique Santos Guedes Ribeiro, de 23 anos, morador de Osasco (SP), dirigia o veículo e tinha habilitação. Santos diz que o jovem dirigia a moto em alta velocidade e tentou esconder uma das provas minutos após a colisão.

“O que chamou a atenção de todos foi a velocidade que ele chegou. É um local que tem muita gente, só tinham famílias. O que mais magoou foi a estupidez dele, a ignorância com a vida do próximo. Nem ele e nem a família dele tiveram um gesto de arrependimento. Depois do acontecido, ele (condutor) ainda fez algumas manobras e tentou sumir com a prova do crime, a boia. Ele sabia que era proibido levar a boia e ele queria se ver livre do aparelho”, afirmou.

Em depoimento à polícia, Luiz Henrique afirmou que não percebeu quando o bote atingiu o banhista. Um exame do etilômetro comprovou que o motonauta não estava alcoolizado. Além de Elvis Presley, um rapaz de 25 anos que era transportado no bote puxado pela motoaquática, também teve um ferimento na perna e foi atendido pelo Samu.

O tio de Elvis conta que, desde que possui a casa na cidade, vê atitudes imprudentes no local. Segundo ele, a família já presenciou muitas irregularidades com motos aquáticas e nunca houve fiscalização. “Sempre vi barbaridades, uma sequência de imprudências, uma sequência de ostentação, álcool e manobras. Já presenciamos crianças fazendo manobras e nunca houve uma fiscalização. Não há respeito com a vida do próximo”, diz.

Nesta quinta-feira, o corpo de Elvis Presley foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Praia Grande. A família está muito abalada com a morte do jovem. O sobrinho, segundo Santos, gostava de frequentar a igreja e estava, nos últimos tempos, mais próximo da família.

“Ele era um amor de pessoa, um menino do bem, só queria fazer o bem para os outros. Todo o fim de semana que eu ia para Itanhaém, ele falava que precisava ficar perto de mim. Continua a impunidade. Como mataram a menina em Bertioga, também de moto aquática, e não deu nada. É mais um caso de imprudência”, falou o tio emocionado.

O caso foi encaminhado ao Distrito Policial Sede e a delegada de plantão foi ao local com a perícia científica para verificações. A moto aquática foi apreendida e colocada na rua, em frente à Delegacia Sede de Itanhaém. O bote, que era rebocado, junto com a corda, foi recolhido e guardado dentro de uma sala da unidade. A Capitania dos Portos São Paulo informou que abriu um inquérito para apurar causas, circunstâncias responsabilidades do acidente com prazo inicial de 90 dias.

[caption id="attachment_11310" align="aligncenter" width="300"] Condutor dirige moto aquática que provocou o acidente e matou o jovem Elvis dos Santos em Itanhaém, SP (Foto: Arquivo Pessoal)[/caption]