Brasil
Apenas 5,5% dos veículos de SP são responsáveis por 60% das multas
Cerca de 473 mil veículos emplacados na capital paulista cometeram quase 4 milhões de infrações de janeiro a outubro de 2017, segundo a Secretaria de Mobilidade e Transportes
Apenas 5,5% dos mais de 8,5 milhões de veículos que compõem a frota da cidade de São Paulo receberam 60,3% das 6,5 milhões de multas de trânsito aplicadas neste ano. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes.
As 6,5 milhões de multas registradas por radares eletrônicos, agentes da Companhia da Engenharia de Tráfego (CET) e policiais militares referem-se somente às infrações aplicadas aos veículos emplacados na capital paulista.
As infrações foram aplicadas entre 1º de janeiro e 31 de outubro de 2017. Foram quase 4 milhões de multas aplicadas para cerca de 473 mil veículos, que corresponde aos 5,5%. Ou seja, uma média de 8,5 penalidades por veículo.
O levantamento mostra que todas as infrações de trânsito foram cometidas neste ano por somente 25% da frota da cidade. Outros 75% da frota, que corresponde a mais de 6,3 milhões de veículos, não recebeu nenhuma multa entre os meses de janeiro e outubro deste ano.
“Os números mostram que a grande maioria dos carros, motos, ônibus e caminhões registrados no município respeitam as leis de trânsito. Desta forma, para continuar a garantir o viário urbano cada vez mais seguro, a secretaria seguirá com as atuais políticas de melhora da sinalização viária, reduzindo infrações, sem recuar em nada na fiscalização”, disse o secretário de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda.
O restante das penalidades, cerca de 2,6 milhões de multas aplicadas em veículos licenciados na capital paulista, foram cometidas por 19,37% da frota, que equivale a 1,7 milhão de veículos.
Mobilidade Segura
O número de multas aplicadas por desrespeito às leis de trânsito registrou queda de 12,3% nos sete primeiros meses do ano, segundo o Painel Mobilidade Segura, site da Secretaria de Mobilidade e Transportes.
De janeiro a julho de 2017 foram registradas 8.003.763 autuações de veículos emplacados na cidade de São Paulo e em outras regiões do país que foram penalizados após cometerem irregularidades no trânsito. No mesmo período do ano passado foram contabilizadas 9.129.626 infrações.
Os dados divulgados pelo Painel Mobilidade Segura mostram dados atualizados até o mês de julho porque respeita o prazo total do trâmite legal da multa, de até 90 dias, em que o motorista será notificado, pode recorrer da infração e ser absolvido.
Já o número de multas registradas por radares teve queda de 15,85% nos sete primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2016. Foram 6.032.228 infrações em 2017 contra 7.168.899 penalidades nos primeiros sete meses do ano passado.
O número de infrações por desrespeito à faixa de pedestre teve um aumento de 5,85%. As infrações “parar sobre a faixa de pedestre na mudança de sinal luminoso” somaram 76.258 até o mês de julho, contra 72.038 no mesmo período do ano passado.
A infração é considerada média, multa no valor de R$ 130,16, além de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
3Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas