Brasil

Chapada dos Veadeiros: DF manda helicóptero e avião para combater incêndio

Aeronaves da Polícia Militar e seis agentes seguiram para região de Alto Paraíso, em Goiás, na manhã desta segunda; Chamas consumiram cerca de 20% da reserva ambiental, diz ICMBio

Por G1 24/10/2017 13h14
Chapada dos Veadeiros: DF manda helicóptero e avião para combater incêndio
Reprodução - Foto: Assessoria

Um helicóptero e um avião da Polícia Militar foram enviados na manhã desta terça-feira (24) para o município de Alto Paraíso, em Goiás, para reforçar o combate ao incêndio que atinge a Chapada dos Veadeiros há cerca de uma semana. Também foram deslocados seis militares do Comando de Policiamento Aéreo.

Desde o início da queimada, na última terça (17), o fogo consumiu 48,9 mil hectares dos 240 mil da unidade, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – a área queimada equivale a 20% do total. Somente entre esta segunda e terça, em menos de 24 horas, a extensão atingida pelas chamas aumentou 14 mil hectares.

A Polícia Militar do DF informou que as aeronaves farão o transporte de voluntários a locais de difícil acesso e o monitoramento da extensão do fogo. O helicóptero tem capacidade para armanezar 540 litros de água e também pode ser usado no combate a focos de incêndio. O sistema de despejo funciona como uma espécie de balde, que lança uma grande quantidade de água em um único ponto.

Segundo a PM, a expectativa é que a equipe permaneça no local até a próxima segunda (30).

Ação voluntária

Cerca de 500 pessoas, com ou sem especialização em áreas relacionadas ao manejo florestal, trabalham como voluntárias no combate ao incêndio desde a última semana. Os ajudantes foram divididos em grupos responsáveis pelo controle das chamas, por montar kits de sobrevivência e oferecer apoio no transporte.

O médico veterinário e diretor-presidente do Zoológico de Brasília, Gerson Norberto, e outros três profissionais do parque também viajaram para a Chapada nesta segunda (23) para dar apoio aos animais atingidos pelas queimadas. A equipe foi convocada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Em um primeiro momento, os profissionais – dois médicos veterinários, um biólogo e um assistente de manejo de fauna – vão oferecer um tratamento “pontual” aos animais que foram intoxicados pela fumaça e tiveram queimaduras.

Até a próxima quarta (25), a equipe estará na Chapada dos Veadeiros – a princípio, em Alto Paraíso e Cavalcante – para fazer um diagnóstico das condições desses bichos. No final deste período, uma outra equipe deve sair de Brasília para revezar com os profissionais.

Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros é considerada Patrimônio Natural da Humanidade. De acordo com o ICMBio, o fogo consumiu 35 mil dos 240 mil hectares da mata desde que o incêndio começou. Esse número representa 14,6% do total da mata.

O instituto considera este o pior incêndio desde que o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi ampliado, em julho deste ano.

Na sexta (20), o Corpo de Bombeiros do DF enviou 25 militares e quatro carros para dar apoio às atividades de combate aos incêndios que atingem a região. Segundo a corporação, a previsão é de que esse grupo permaneça no local por dez dias, mas a evolução das chamas pode ampliar ou reduzir esse prazo.

Como ajudar

Os voluntários que já estão no local precisam de recursos para manter o trabalho. Eles pedem doações de alimentos não perecíveis e água, além de dinheiro para o custeio de medicamentos, combustível e equipamentos de segurança.

Além dos recursos para manter os brigadistas e voluntários, o grupo REDE contra FOGO - mobilizado nas redes sociais - convoca pessoas com capacitação para combater incêndios para irem até as áreas afetadas. Profissionais que trabalham com fotografia e vídeo também podem ajudar, explicam os organizadores que pretendem registrar o trabalho.

Para doações físicas:

UnB CerradoLocal: Bloco de Salas Norte (BSAN) - Sala A1 07/12Horários: Terça-feira, quarta-feira pela manhã e sexta-feira o dia todo; Próximas semanas entregastodas as manhãs e sexta-feira pela tarde.Contatos: 61 3107 2229 ou 98605 1372

Casa de voluntáriaResponsável: JussiaraContato: 61 9929 2307

Para doações em dinheiro, o contato deve ser feito diretamente com a REDE contra FOGO, pelas redes sociais do grupo.