Brasil

Suspeitas de assaltos alugaram casas para pesquisar rotina de bancos

Mulheres chegaram aos municípios pernambucanos duas semanas antes das ações e repassaram infomações a integrantes da organização

Por Fonte: G1 14/09/2017 15h45
Suspeitas de assaltos alugaram casas para pesquisar rotina de bancos
Reprodução - Foto: Assessoria

As três mulheres presas no Grande Recife por integrar uma quadrilha especializada em assaltos a banco alugaram casas nas cidades em que ocorreram os crimes, duas semanas antes, para pesquisar a rotina nas agências. De acordo com o delegado de Roubos e Furtos, João Gustavo Godoy, elas confessaram a participação em ações em Itamaracá, na Região Metropolitana, e em Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco, quando a quadrilha usou uma lancha para fugir.

O grupo também tem envolvimento em uma investida contra um caixa eletrônico da Usina Cucaú, em Rio formoso, na Zona da Mata Sul. O delegado explicou que além da apreensão de material explosivo, da lancha e de ferramentas usadas nos crimes, a polícia encontrou com o grupo um colete balístico de um funcionário da empresa.

O papel das mulheres era dar apoio logístico aos executores dos assaltos. Uma delas é pernambucana, a outra paraibana e a terceira veio do Rio Grande do Norte. “São quadrilhas que atuam em todo o país. Tem gente que vem para Pernambuco, comete o crime e depois volta para o local de origem, dificultando as investigações”, acrescentou o delegado.

Ele ressaltou que a próxima ação da organização seria no Pará. "Os bandidos foram para aquele estado e houve confronto com a polícia. Um dos líderes morreu”, comentou.

Segundo Godoy, as prisões ocorreram em residências alugadas em Ponte dos Carvalhos e em Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. “A gente já tinha identificado oito integrantes dessa quadrilha 15 dias depois da ação em Tamandaré. Se a prisão tivesse sido efetuada na época, com autorização da Justiça, teríamos evitado os casos de Itamaracá e da usina”, observou.

As três mulheres foram autuadas por tráfico de drogas, organização criminosa e uso ilegal de armas e explosivos. Todas seguirão para audiência de custódia. “Espero que as prisões sejam confirmadas. Há uma semana, pegamos suspeitos com um carro e armas roubada, mas ele acabaram sendo liberados. Não podemos desistir. Se não, é tudo perdido”, desabafou.

Ferramentas eram utilizadas pela quadrilha suspeita de assaltar bancos no Grande Recife (Foto: Polícia Civil de Pernambuco / Ascom)

Capturas

As prisões ocorreram na quarta-feira (13), mas só foram divulgadas nesta quinta-feira (14). Com as mulheres, foram apreendidos 45 cordéis explosivos, motosserra, marteletes e diversos equipamentos utilizados na prática de roubo a bancos. A polícia também encontrou 13 quilos de maconha e uma arma.

Assalto em Tamandaré

Caixas eletrônicos das agências do Banco do Brasil e do Bradesco localizadas no mesmo quarteirão do Centro de Tamandaré foram explodidos no dia 3 de maio de 2017. Cerca de 20 pessoas fortemente armadas, segundo a Polícia Militar (PM), chegaram em dois carros e moradores da área relataram que os ladrões atiraram várias vezes. A quantia levada pelos assaltantes não foi informada.

Um carro foi jogado na água e o outro ficou abandonado depois dos assalatos ocorridos em Tamandaré, em Pernambuco (Foto: Reprodução / WhatsApp)

Ainda de acordo com a PM, o bando também colocou explosivos na frente do antigo prédio da Companhia de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga (Ciosac), que é usado como alojamento para os policiais, com o objetivo de impedir a saída do efetivo.

Depois da ação criminosa, o bando foi até o Rio Aricandá, no mesmo município. Lá, abandonou os carros e fugiu em lanchas em direção a uma praia localizada em Sirinhaém, onde pegou outros veículos e seguiu em fuga.

Agência da Caixa Econômica foi alvo de bandidos em Itamaracá, no Grande Recife, (Foto: Divulgação/PF)

Roubo em Itamaracá

Em Itamaracá, o alvo foi a agência da Caixa Econômica Federal durante a ação criminosa ocorrida na madrugada de 1º de agosto de 2017. Os bandidos usaram bombas para abrir caixas eletrônicos e o cofre, mas a quantia de dinheiro levada não foi informada. Os assaltantes atiraram na sede da prefeitura e na delegacia, que ficam ao lado do banco.

Para impedir a intervenção da PM, a quadrilha pegou uma ambulância e usou o veículo para fazer uma barricada, além de utilizar uma serra para cortar uma árvore, que foi jogada no meio de uma via, e colocar grampos de metal nas ruas da área.

Uma viatura policial também ficou com perfurações de projéteis de diversos calibres. Dois carros roubados também foram incendiados, antes de os criminosos fugirem de lancha.

Cucaú

O caixa eletrônico foi explodido no município de Rio Formoso, localizado na Mata Sul de Pernambuco e distante 88 quilômetros do Recife, na madrugada de 28 de agosto. Os bandidos renderam os vigilantes e levaram suas armas e coletes.