Brasil

Governo federal estuda mudança na estrutura dos Correios

Gilberto Kassab, das Comunicações, afirmou que há no governo quem defenda a abertura de capital da estatal e até mesmo a privatização

Por G1 31/08/2017 14h42
Governo federal estuda mudança na estrutura dos Correios
Reprodução - Foto: Assessoria

O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, afirmou nesta quinta-feira (31) que o governo estuda uma mudança na estrutura dos Correios e que, entre as propostas em discussão, estão a abertura de capital da estatal e até a sua privatização.

"Não existe uma decisão. Hoje temos um esforço grande para melhorar a gestão [dos Correios]", disse o ministro. Kassab afirmou ainda que existe, dentro do governo, quem defenda a privatização, a abertura de capital e que a empresa "fique como está".

De acordo com Kassab, qualquer solução para os Correios será feita com "cuidado". "Defendo também que os Correios tenham um tratamento diferenciado, é uma das empesas mais estimadas pelos brasileiros", disse.

Em grave crise, os Correios acumulam prejuízo de mais de R$ 4 bilhões nos últimos dois anos. Para reduzir os gastos, a estatal fez uma reestruturação interna, reduziu cargos de chefia e abriu três rodadas do Plano de Desligamento Incentivado (PDI).

Política industrial

Kassab disse ainda que o governo brasileiro vai recorrer da decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC) que condenou programas de incentivo à indústria nacional. Entretanto, afirmou ele, o governo também prepara ajustes nessas políticas.

"O governo brasileiro está preparado para qualquer aperfeiçoamento que seja necessário fazer nas políticas públicas de incentivos", disse.

Entre os incentivos considerados como ilegais pela OMC estão os concedidos para o setor automotivo, de informática e de telecomunicações.