Brasil
Pai suspeito de manter família em cárcere privado é liberado após depor
Defensoria Pública afirma que ele mantinha seis filhos sem cuidados médicos e sem matrícula em escola
O homem suspeito de manter a mulher e seis filhos em cárcere privado foi liberado após prestar depoimento em duas delegacias de Fortaleza. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social afirma que a Polícia Civil segue investigando o caso, que corre em segredo de Justiça, e que agiu em cumprimento a decisão judicial.
A secretaria afirma ainda que a Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa) vai dar continuidade e aprofundar as investigações sobre o caso para investigar se houve o cometimento dos crimes de maus-tratos e cárcere privado.
Massaharu Nogueira Adachi foi detido na manhã desta sexta-feira (25) após denúncia anônima de que ele privava de liberdade os seis filhos - de 4 a 19 anos de idade - e a mulher. Na casa dele, a polícia encontrou dois revólveres com munição com registros vencidos. Por conta do porte ilegal de arma, ele prestou depoimento na manhã desta sexta no 4º Distrito Policial.
Ele também prestou depoimento na Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa). A delegacia especializada investiga se houve maus-tratos com as crianças.
Procura de familiares
A Defensoria Pública, que denuncia o suspeito, afirma que vai procurar outros familiares do suspeito e estuda pedir uma destituição da guarda familiar. Caso isso ocorra, a guarda das crianças passaria para um familiar das seis crianças.
Conforme a Defensoria, a suspeita é de que a família é privada de liberdade há 19 anos, desde que o suspeito, descendente de japonês, passou a morar na capital cearense.
Segundo a defensora pública do Núcleo de Atendimento da Defensoria da Infância e da Juventude (Nadij), Ana Cristina Barreto, que acompanhou o caso, as crianças e adolescentes eram mantidas isoladas de amigos e familiares. De acordo com ela, o pai tem problemas psicológicos, com relatos de perseguição e alucinatórios.
O Nadij entrou com uma ação urgente de medida protetiva para acolhimento institucional das seis crianças.
Família sem escola e sem médicos
Os filhos, quatro meninas e dois meninos, têm idades entre 4 e 19 anos. O caso foi denunciado após denúncia anônima por meio do Disque 100.
Segundo a Defensoria Pública do Ceará, as vítimas eram mantidas presas em um apartamento sem móveis e eram impedidas de ter contato com outras pessoas. As crianças também não frequentavam a escola e duas delas não possuem certidão de nascimento. Um inquérito policial foi aberto para investigar o caso.
Os vizinhos do empresário que supostamente mantinha seis filhos e a mulher em cárcere privado afirmam já ter visto o homem passeando com a família durante as madrugadas na praça em frente onde mora. Há relatos também de que eles passeavam de bicicleta, durante o dia, no entorno da residência. O empresário foi detido na Rua Visconde de Mauá, no Bairro Dionísio Torres, e conduzido à delegacia na manhã desta sexta-feira (25), em Fortaleza, após uma denúncia anônima.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
3Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas