Brasil

Folha de S. Paulo perde leitores progressistas, segundo pesquisa

Em comparação com a opinião da população brasileira, há entre os assinantes da Folha um percentual maior entre os que preferem a manutenção do mandato de Temer

Por Brasil 247 31/07/2017 08h20
Folha de S. Paulo perde leitores progressistas, segundo pesquisa
Reprodução - Foto: Assessoria

A Folha de S.Paulo divulgou uma pesquisa que mostra que o jornal perdeu espaço entre os leitores progressistas e que seus assinantes estão mais à direita do que a média nacional.

Em comparação com a opinião da população brasileira, há entre os assinantes da Folha um percentual maior entre os que preferem a manutenção do mandato de Temer. Na última pesquisa Datafolha feita com a população, entre 21 e 23 de junho, 65% dos entrevistados achavam melhor que o mandato do presidente fosse abreviado e 30% rejeitavam a possibilidade.

Para 53% dos leitores, é melhor para o país que Temer saia, aponta pesquisa Datafolha realizada entre os dias 25 e 27 de julho.

Já para 43% dos entrevistados, é melhor que o peemedebista chegue até o final do seu mandato, previsto para 1º de janeiro de 2019. Não souberam responder 4%.

Foram ouvidas, por telefone, 409 pessoas que leem a Folha ao menos uma vez por semana, assinantes ou secundárias (que leem o jornal do assinante). A margem de erro é de cinco pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa ainda aponta que, entre os assinantes da Folha, a maioria é a favor de eleições diretas para a Presidência, caso Temer saia do cargo. O levantamento mostra 57% favoráveis a uma mudança na Constituição pelo Congresso para permitir eleições antecipadas. Atualmente, as diretas só acontecem caso o presidente e vice saiam do cargo nos dois primeiros anos do mandato.

No domingo, o jornal da família Frias publicou um longo editorial em que rifa Michel Temer e pede que ele seja investigado.