Brasil

"Meu coração diz que está vivo", diz mãe de desaparecido na Floresta Amazônica

Dois jovens que foram extrair copaíba no interior do Amazonas se perderam há quase 20 dias, conforme a família

Por G1 23/07/2017 12h09
'Meu coração diz que está vivo', diz mãe de desaparecido na Floresta Amazônica
Reprodução - Foto: Assessoria

Após quase 20 dias sem ver o filho, a funcionária pública Albercilane Castro, de 42 anos, acredita que vai rever o adolescente em breve. Ele e um amigo se perderam quando foram extrair copaíba [tipo de óleo vegetal] na floresta amazônica, no município de Nova Olinda do Norte, a 135 km de Manaus. "O meu coração diz que meu filho está vivo", afirma a mãe.

Lucas Gomes e Emanuel da Silva, ambos de 17 anos, são procurados pelas famílias e pelo Corpo de Bombeiros. Eles desapareceram no dia 06 de julho por volta de 7h, segundo familiares.

De acordo com a mãe de criação de Lucas, o filho foi com o pai biológico e um grupo de extrativistas para a floresta. "Eles foram para um local chamado Pupunha, onde ficam acampados. Depois que eles entram na mata, eles marcam o caminho. Meu filho provavelmente não marcou e não soube voltar", relata a funcionária pública.

Albercilane contou que esta é a segunda vez que o garoto se perde. Da primeira vez ele conseguiu encontrar o rio e depois voltar para casa.

"O Lucas é nosso filho adotivo. Como os pais [biológicos] dele vivem para extrair copaíba, ele foi entregue para nós para que ele não deixasse de estudar. Quando eles estavam no município ele ia ficar com os pais", explica Albercilane .

A mãe acredita que o filho está perto de chegar no Pará, devido o tempo que já está perdido. Ela diz que ele e o amigo estão munidos de espingarda, terçados e isqueiros, mas não tinham mais alimentos. "Acredito nesse Deus maravilhoso que ele pode não estar bem, mas vivo ele está", afirma a mãe.

Na quinta-feira (20) o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM) foi acionado. Foram deslocadas equipes compostas por 6 bombeiros e um cão de resgate chamado Beni. A equipe está acompanhada por 2 policiais e 3 mateiros do município.